agenda
-
Jornadas "Liturgia, Arte e Arquitetura nos 50 anos do Vaticano II"
13.11.2012
Universidade Católica
15 e 16 de Novembro
Nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, decorrem na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, as Jornadas "Liturgia, Arte e Arquitetura nos 50 anos do Vaticano II", que contam com a presença e intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e do presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal D. Gianfranco Ravasi.

A iniciativa, organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Patriarcado de Lisboa, com o apoio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Ordem dos Arquitetos e da Sociedade Nacional de Belas-Artes, está organizada em quatro painéis.

"Liturgia" é o primeiro dos temas a ser abordado, na manhã do dia 15, com intervenções de Frei Bento Domingues op, P. João Norton de Matos sj, e P. Arlindo Magalhães, da Comunidade da Serra do Pilar. Após as conferências realiza-se um debate com os oradores, moderado pelo cónego Luís Manuel Pereira da Silva, especialista em Liturgia.

Segue-se o tema "Liturgia e Arte", que será refletido pelo P. José Tolentino Mendonça, o curador Paulo Pires do Vale e o P. Joaquim Félix, responsável pela Capela da Árvore da Vida, que venceu recentemente o prémio ArchDaily 2011 para o edifício religioso com a melhor arquitetura. O debate será orientado por Marco Daniel Duarte, historiador de arte.

O primeiro dia termina com a conferência "A retoma do diálogo Igreja-Arte", pelo cardeal Gianfranco Ravasi, que a 16 e 17 de novembro marcará presença em Guimarães e Braga no Átrio dos Gentios, plataforma do Conselho Pontifício da Cultura para o diálogo entre crentes e não crentes.

"Liturgia e arquitetura" é o assunto que abre o segundo dia, com as intervenções dos arquitetos Glauco Gresteri, Bernardo Miranda e João Alves da Cunha, com moderação a cargo do arquiteto Diogo Pimentel. Esta será a primeira vinda a Portugal de Glauco Gresleri, arquiteto com uma vasta obra realizada em Itália, e responsável pelo desenvolvimento dos projectos de Alvar Aalto, Le Corbusier e Kenzo Tange naquele país.

O último tema em discussão será "Liturgia, arte e arquitetura. Que futuro?", que juntará os três moderadores - o cónego Luís Manuel Pereira da Silva ("Liturgia"), Marco Daniel Duarte ("Arte") e Diogo Pimentel ("Arquitetura") - num debate moderado pelo P. João Norton de Matos sj.

As Jornadas encerram no final do dia 16, com a conferência "A atualidade do Concílio Vaticano II", proferida pelo cardeal-patriarca de Lisboa.


Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS