outras notícias
-
Faleceu António Pardal Monteiro (1928-2012)
20.11.2012
Faleceu a 17 de Novembro António Pardal Monteiro, o arquitecto responsável pela concretização final do projecto e pelo acompanhamento da execução do actual edifício da Biblioteca Nacional de Portugal.

Durante mais de 50 anos acompanhou a vida e evolução do edifício da BNP, incluindo o projecto da Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos recentemente levada a cabo. Recordamo-lo na sua última entrevista na BNP - Uma família ao estirador, por Fernanda Câncio (DN, 24.07.2010).

António Pardal Monteiro foi o colaborador próximo e continuador da obra de seu tio, o arquitecto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957), autor de projectos emblemáticos da arquitectura de Lisboa no século XX - como a Estação do Cais do Sodré, os Institutos Superior Técnico e Nacional de Estatística, as Gares Marítimas de Alcantâra e da Rocha do Conde de Óbidos, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, ou o edifício do Diário de Notícias.

Após a morte de Porfírio Pardal Monteiro, em 1957, António Pardal Monteiro passou a assegurar a continuação das grandes obras da cidade universitária - faculdades de Direito e de Letras, e Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa - assim como da Biblioteca Nacional, edifícios em cujos projectos já trabalhava.

No caso da Biblioteca Nacional, são da responsabilidade de António Pardal Monteiro todas as alterações e ajustamentos introduzidos ao projecto original, bem como o apoio à execução de praticamente toda a obra, até à sua conclusão, em 1969. Foi por sugestão sua que Daciano da Costa foi incumbido dos arranjos interiores da Sala de Leitura Geral, das instalações do director e do anfiteatro, espaços mais emblemáticos do edifício da BNP.

Autor de outras obras importantes como o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e das obras de remodelação e ampliação do Instituto Superior Técnico, António Pardal Monteiro foi também professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, por cerca de 25 anos, membro da Associação dos Arquitectos Portugueses, da Sociedade Portuguesa de Acústica e da Comissão Nacional Portuguesa de Iluminação.

Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada, que lhe foi atribuído pela sua actuação na construção dos edifícios centrais da Cidade Universitária de Lisboa.

fonte: Biblioteca Nacional

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO