agenda
-
-
Lançamento da nova série do JA
09.12.2012
Com conferência de Justin McGuirk *
CARPE DIEM, Arte e Pesquisa
18 Dez
21h30
Entrada Livre
O Jornal Arquitectos vai entrar num novo ciclo. Dia 18 de Dezembro vai ser apresentado o programa editorial para 2012-14 e a nova equipa, seguida de conferência e debate com Justin McGuirk que vai apresentar o pavilhão vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza deste ano, Torre David: Gran Horizonte.


Resultado de um concurso promovido pela Ordem dos Arquitectos, foi renovada a equipa editorial do Jornal Arquitectos. O J-A, como é conhecido, enfrenta agora o desafio de dar continuidade a um longo e frutífero trabalho de registo, reflexão e intervenção na cultura arquitectónica portuguesa, num contexto de escassez de recursos e instabilidade económica e social. Essa tensão é um estímulo para produzir uma revista mais assertiva e acutilante, capaz de publicar e criticar arquitectura sem contemplações e de encontrar nas palavras, desenhos e imagens que compõem as páginas da revista formas de participação da arquitectura no nosso quotidiano.


Conferência e debate Torre David: Gran Horizonte com Justin McGuirk

Torre David, uma torre de escritórios de 45 pisos em Caracas projectada pelo arquitecto venezuelano Enrique Gómez, estava quase completa quando foi abandonada na sequência da morte do seu promotor, David Brillembourg, em 1993 e do colapso da economia venezuelana em 1994. Hoje é a casa improvisada de uma comunidade com mais de 750 famílias que a habitam numa ocupação à margem da lei a que alguns chamaram favela vertical. Os autores desta exposição lançam um apelo às armas aos seus pares arquitectos para verem nos assentamentos informais do mundo um potencial para inovação e experimentação, com o objectivo de colocar o projecto ao serviço de um futuro mais sustentável e equilibrado.

Torre David: Gran Horizonte. Pavilhão vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Arquitectura de Veneza 2012. Comissariado por Urban-Think Tank (Alfredo Brillembourg, Hubert Klumpner) com Justin McGuirk e Iwan Baan. Saiba mais em www.torredavid.com

Justin McGuirk é um escritor, crítico e comissário que trabalha em Londres. É director da Strelka Press, a editora do Instituto Strelka em Moscovo, e consultor de design e arquitectura para a revista Domus. Foi colunista do jornal The Guardian e editor da revista Icon. Em 2012 recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de Arquitectura pela exposição que organizou sobre a Torre David em Caracas, com o Urban Think Tank. De momento, está a trabalhar num livro sobre arquitectura, activismo e habitação social na América Latina.

www.jornalarquitectos.pt


Este evento é possível graças ao patrocínio exclusivo da VMZinc, uma marca Umicore cuja paixão pelo zinco tem garantido a construção de obras com arquitectura de excelência.


Este evento conta com o apoio do CARPE DIEM, Arte e Pesquisa e Trienal de Arquitectura de Lisboa e Interescritório.




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA