notícias da OA
Fundação DoCoMoMo Ibérico reúne em Madrid
26.11.2012
A Comissão Permanente e a Assembleia do Patronato da Fundação DOCOMOMO Ibérico reuniram em Madrid, na sede do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha, no passado dia 21 de Novembro. As reuniões contaram com a presença dos Presidente e Vice-Presidente da Fundação, respectivamente João Belo Rodeia e Celestino García Brana, assim como da Directora, Susana Landrove.

01.
No quadro do balanço da actividade em 2012, destacam-se as seguintes iniciativas:
a) Conclusão da revisão do Registo Central da Fundação, tendo sido iniciada a actualização das fichas dos respectivos edifícios.
b) Reformulação do website, incluindo disponibilização de novos conteúdos relativos ao Fundo Documental, com aumento muito significativo de consultas online.
c) Criação de newsletter quinzenal da Fundação (cerca de 8 exemplares até ao momento), com publicação de "Documentos" dos edifícios do Registo Central DOCOMOMO ibérico.
d) Catalogação de cerca de 26 000 documentos do Fundo Documental até ao momento.
e) Geolocalização progressiva dos edifícios do Registo, para acesso através de ferramentas web.
f) Catalogação da documentação portuguesa, com geolocalização das obras portuguesas e a introdução de novos conteúdos, através da colaboração de um bolseiro português, Nuno Alexandre Rocha, durante 7 meses.
g) Tradução para português da Declaração de Madrid, adoptado em Junho de 2011 pelo ICOMOS, através do seu Comité Científico Internacional do Património do Século XX (ISC20C), com vista à definição de critérios de conservação, intervenção e gestão deste património. O documento em português será oportunamente divulgado.
h) Realização de concurso para Placa DOCOMOMO Ibérico para progressiva afixação nos edifícios constantes no Registo Central. Esta afixação foi já iniciada em algumas autarquias espanholas (66 placas afixadas) por ocasião do Dia Mundial da Arquitectura 2012.
Regista-se que, por dificuldades financeiras, foi adiado o Congresso DOCOMOMO Ibérico para o final de 2013.

02.
Foi aprovado o Plano e Programa de Actuação para 2013, assim como a Proposta de Orçamento. Para este ano, consideram-se as seguintes iniciativas:
a) Tradução para português dos conteúdos fixos do website.
b) Conclusão da actualização das fichas dos edifícios do Registo Central da Fundação.
c) Continuação na melhoria do website, com adaptação da base de dados para incorporação de bibliografias dos edifícios e para inclusão de links para outras bases de dados.
d) Consolidação da newsletter, com publicação de mais "Documentos" de edifícios.
e) Continuação da afixação de Placas DOCOMOMO Ibérico.
f) Campanha para salvaguarda e classificação dos edifícios do Registo Central junto de autoridades de Espanha e Portugal.
g) Implementação dos "Amigos" da Fundação DOCOMOMO Ibérico e incorporação de novos membros, designadamente outros Colégios de Arquitectos de Espanha e Universidades. O Colégio Oficial de Arquitectos da Extremadura já formalizou a respectiva adesão.
h) Realização do Congresso DOCOMOMO Ibérico em Málaga, em datas a anunciar.

Por fim, importa registar que o Comité de Registos do DOCOMOMO Internacional tem prevista para 2013 a edição de uma publicação compilatória das fichas elaboradas pelos Grupos de Trabalho Nacionais relativas aos temas Desporto, Pós-Guerra, Habitação, Outras Modernidades, Educação, Indústria e Saúde. Dada a sua experiência em publicações, foi requerida a colaboração da Fundação DOCOMOMO Ibérico na respectiva edição.

Será oportunamente divulgada no website da Ordem dos Arquitectos a selecção de obras portuguesas que consta agora no revisto Registo Central da Fundação DOCOMOMO Ibérico.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO