agenda
-
-
Adolf Loos
Adolf Loos: Nosso Contemporâneo
05.12.2012
Adolf Loos: Nosso Contemporâneo celebra o centenário da Looshaus, em Viena e a publicação do texto teórico mais provocador de Adolf Loos: “Ornamento e Crime”.

O objectivo principal da exposição é cartografar algumas das reacções mais significativas, tanto entre os seus contemporâneos, como entre admiradores mais distantes, da arquitectura ao cinema. Adolf Loos viveu e trabalhou na altura em que o cinema começava a ter impacto cultural. Loos escreveu várias críticas de cinema, sobre o design dos cenários.

Desde o momento em que surge, a crítica cultural de Loos nunca deixou de provocar controvérsia e indignação. Escrita na linguagem do seu tempo, lê-se como uma polémica de uma outra era, que permanece contudo actual. Um dos objectivos principais da exposição é captar o estranho sentido de contemporaneidade que Loos transmite, frequentemente da forma mais imperceptível.

A exposição segue para o MAK, de Viena, em Março de 2013 e é apresentada mais tarde na Galeria da GSAPP da Universidade de Columbia, na cidade de Nova Iorque, em paralelo com um simpósio que decorrerá no MoMA.

Mais informação

Inauguração dia 8 de Dezembro 18h
CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Rua Padre Augusto Borges de Sá, Guimarães
Mesa Redonda dia 8 de dezembro 19h30, moderada pelo arquitecto Joaquim Moreno com:
Yehuda E. Safran – comissário da exposição
Hermann Czech – arquitecto
Rainald Franz – comissário do MAK, Viena
Esta exposição faz parte da Programação da área de Cinema da CEC2012 e contou com o apoio da Embaixada da Áustria
Entrada Livre
Até 4 de fevereiro 2013



Yehuda Safran | conferência
10 de Dezembro 2012 | 18H30 | Sala Plana FAUP

A FAUPvisitas promove no próximo dia 10 de Dezembro a Conferência "Ornament and Time", proferida por Yehuda E. Safran e apresentada por Luís Ribeiro da Silva. Esta conferência está relacionada com a inauguração da exposição a Adolf Loos: Nosso Contemporâneo, que o Professor da GSAPP Columbia comissariou para o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura de Guimarães, inaugurada no passado sábado e patente até 4 de Fevereiro de 2013.

Yehuda E. Safran estudou na Saint Martin's School of Art, no Royal College of Art e no University College, em Londres. Ainda em Londres, leccionou na Architectural Association, no Goldsmith's College e na London University e, em Maastricht, na Academia Jan van Eyck. Foi fellow do Chicago Institute of Architecture and Urbanism e Visiting Professor na School of Architecture, da University of Illinois, na Rhode Island School of Design e na GSD Harvard. Publicou na Domus, Sight and Sound, Lotus, A+U, AA File, Springer, Artpress, Prototypo, Metalocus, Abitare e The Plan. Em conjunto com Steven Holl, entre outros, é editor de 32 Bejing/New York e conta-se entre os editores da Springer Wien. É o autor de Mies van der Rohe (BLAU, 2000). Co-comissariou a exposição itinerante do Arts Council of Great Britain "The Architecture of Adolf Loos", assim como o respective catálogo, e a exposição "Fredrick Kiesler" na Architectural Association. Foi administrador da 9H Gallery, membro fundador da Architecture Foundation em Londres e membro do College International de Philosophie, em Paris. Presentemente, vive e trabalha em Nova Iorque, onde dirige a Potlach, revista e laboratório para a arte e arquitectura, e lecciona na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Columbia University. É também consultor da firma Steven Holl Architects.




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS