notícias da OA
Vasco Massapina
Vasco Massapina (1947-2012)
12.12.2012
Arquitecto nº 648 da Ordem dos Arquitectos, nº 45 do Colégio de Especialidade de Urbanismo da Ordem dos Arquitectos e nº 46 da Associação dos Urbanistas Portugueses.
Nasceu em Lisboa a 15 de Maio de 1947, casado com a Pintora Isabel Llansol e pai dos Arquitectos Bárbara Massapina Vaz e João Massapina. Antigo aluno do Colégio Militar com o número 209 de 1957, concluiu o Curso Superior de Arquitectura, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, ESBAL, em 1972.
Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes, foi Conselheiro do Ministério das Obras Públicas integrando o Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, tendo sido presidente da 3ª Secção - Urbanismo e Edifícios. Foi também membro da Direcção da Federação Internacional de Urbanismo e Ordenamento do Território e eleito para o respectivo Bureau executivo e, em representação do então Governo português, Perito do Comité Consultivo para a Formação no Domínio da Arquitectura na União Europeia. Recebeu a Medalha do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid em 1995 e foi Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa de 1997 a 2002 onde leccionou a cadeira de Urbanismo II. Foi vogal do Conselho Consultivo do Instituto Português do Património Arquitectónico, IPPAR.
Sócio do "Atelier Cidade Aberta, Arquitectura, Planeamento e Artes Plásticas, Lda", hoje "Massapina Arquitectos, Lda"
Foi Presidente do Conselho Directivo Regional Sul da Associação dos Arquitectos Portugueses, 1993/1995 e Vice-presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem, 1996-1998.
Para além de diversos escritos, deixa o livro "O Risco do Arquitecto, Interesse Público e Autonomia da Profissão".


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS