agenda
-
Colóquio "as CUMPLICIDADES do bairro"
09.01.2013
22 de Janeiro de 2013
Departamento de Arquitectura da UAL
Boqueirão de Ferreiros, 11


Os Bairros de Lisboa continuam sendo os lugares de salvaguarda daquilo que a cidade tem de mais autêntico, quer em termos das identidades culturais e sociais, quer em termos do património construído. São, por isso, espaços únicos e de elevado valor simbólico, onde as rotinas de quotidiano se vão equilibrando por entre as cumplicidades do velho com o novo; tempos, espaços, pessoas, acções, valores, vivências. Mas talvez a cumplicidade mais reveladora da essência do Bairro continue a ser a diversidade de redes sociais que sobre ele se estabelecem e que dele se apropriam de uma forma tão peculiar.

Será destas e de outras cumplicidades que se tratará no colóquio de encerramento do projecto “Bairros em Lisboa, 2012”.

Um dos objectivos estabelecidos para este projecto era conseguir chegar a uma leitura e compreensão do conceito de Bairro que desse conta da sua complexidade e, simultaneamente, permitisse compreender o sentido que a representação socio-espacial do Bairro tem no actual contexto urbano de Lisboa. Para tal foram seleccionados seis casos de estudo - Graça, Campo de Ourique, Telheiras, Ajuda, Alvalade e Galinheiras – de acordo com critérios definidos pela equipa de trabalho: uma equipa multidisciplinar, coordenada pelo Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território (CEACT/UAL), tendo como parceiros o IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) e o e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).


Programa

9h30 - Abertura com Miguel Figueira de Faria (UAL – IAID), Flavio Barbini (DA/UAL) e João Vieira (IHRU)

10h00 - A Coruña : a cidade dos Barrios - Luciano G. Alfaya e Patricia Muñiz (estudio MMASA)

11h00 - Mouraria: de que se fala quando se diz que é um bairro? – Marluci Menezes, (Investigadora do LNEC, Chefe do Núcleo de Ecologia Social)

12h00 - Cidade(s) entre Bairros – Manuela Mendes (CIES-IUL e FA-UTL)

14h00 /16h00 - Apresentação do projeto Bairros em Lisboa
Margarida Tavares da Conceição, Maria Assunção Gato, Nuno Pires Soares, Filipa Ramalhete, Bruno Neves, Luís Marques e Sara Machado

16h30 / 18h00 - Mesa redonda As (cumpli)cidades do Bairro
Manuel Graça Dias (DA/UAL), João Pedro Silva Nunes (Dinâmia’ CET, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Jorge Guimarães (Associação de Residentes Telheiras ), Helena Roseta* (Câmara Municipal de Lisboa)

18h00 - Lançamento do n.º 2 da revista estudoprevio.net Arquiteto emergente

*a confirmar

Inscrição: 15€ (gratuita para estudantes do DA/UAL e FCSH) em www.ual.pt

Contacto: ceact@ual.pt

Mais informação.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS