notícias da OA
-
OA no 1º Seminário Internacional do Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil
08.01.2013
A convite do novo Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil (CAU), a OA esteve presente no seu 1º Seminário Internacional - "O Estado da Arte de Conselhos Profissionais de Arquitetura e Urbanismo no Mundo: Experiências e Desafios" - que teve lugar entre 5 e 8 de Dezembro, no Auditório do Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília.
Para além da Ordem, representada pelo seu Presidente e pelo Arqº Vicente Gião Roque, estiveram presentes delegações do CSCAE/ Consejo Superior de los Colegios de Arquitectos de España (liderada pelo seu Presidente, Arqº Jordi Ludevid), da OAF/ Ordre des Architectes de France (liderada pelo seu Presidente, Arqº Lionel Carli), do RIBA/ Royal Institute of British Architects (liderada pelo seu Director-Geral, Arqº Richard Brindley), do AIA/ American Institute of Architects (representada pelo Arqº Miguel Rodriguez) e do Colegio de Arquitectos de Chile (representada pelo Arqº Luis Eduardo Bresciani).
Estiveram ainda presentes, entre outros, o Arqº Gaetan Siew (ex-Presidente da UIA/ União Internacional de Arquitectos), o Arqº Mauricio Rivero Borrel (Vice-Presidente cessante da UIA), o Arqº Germán Suárez Betancourt (ex-Presidente da Sociedad Colombiana de Arquitectos) e o Arqº Fernando Ramos Galino (Rede de Universidades para a Arquitectura e Urbanismo Sustentável).
A conferência do Presidente da OA - "Representação e regulação da profissão de arquitecto em Portugal" - visou a apresentação da Ordem como associação pública portuguesa para a profissão de arquitecto. O Arqº João Belo Rodeia participou igualmente no Módulo 4 - "Políticas Públicas", apresentando a Proposta da OA para uma Política Pública de Arquitectura em Portugal. O Arqº Vicente Gião Roque participou no Módulo 01 - "Planejamento e Finanças", apresentando a orgânica de funcionamento e os instrumentos de gestão da OA.
À margem do Seminário, foram realizados contactos com o Arqº Sérgio Magalhães (Presidente do IAB/ Instituto de Arquitetos do Brasil - Federal), com o Arqº Paulo Paranhos (Presidente do IAB de Brasília) e com a UnB/ Universidade de Brasília. Foi ainda realizada reunião de trabalho com a Arqª Maria José Feitosa (Vice-Presidente do CIALP).
Importa registar que os participantes no Seminário guardaram um minuto de silêncio pela morte do Arqº Oscar Niemeyer (membro nº 3 da OA), ocorrida a 5 de Dezembro. No dia seguinte, o Presidente da OA e o Arqº Vicente Gião Roque estiveram presentes no velório do grande arquitecto brasileiro que decorreu no Palácio do Planalto. Em nome da Ordem dos Arquitectos, apresentaram condolências à Presidente do Brasil, Drª Dilma Rousseff, e à familia do Arqº Oscar Niemeyer.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING