notícias da OA
-
-
-
-
-
Livraria A+A destaca
29.01.2013
Louis Kahn: The Power of Architecture 
Primeira publicação sobre este arquiteto feita nos últimos 20 anos, e que apresenta todos os seus mais importantes projetos. Esta edição conta ainda com diversos ensaios dos mais importantes teóricos versados sobre a sua obra, fontes, contextos e influências do seu trabalho; entre outros: Stanislaus von Moos, William J. R. Curtis, Eeva-Liisa Pelkonen e Neil Levine
Editora Vitra Design Museum - 2013

Le Corbusier
A study of the decorative art movement in Germany

Esta publicação introduz a primeira tradução em inglês do “Étude sur le movement d´art decorative en Allemagne”. Uma elaborada análise sobre aquele texto de Le Corbusier no seu contexto de artes aplicadas, politica e arquitetura, escrito no advento da Primeira Guerra Mundial. Esse texto revela as fascinantes ligações no “Ètude” entre a história da Europa e a biografia do homem que foi talvez o mais influente arquiteto do século XX.
Editora Vitra Design Museum – 2013



Siza, Álvaro
Siza. Museo Ibere Camargo

2 Puntos é publicação que trata da análise de projetos significativos da arquitetura contemporânea. Um estudo que pretende sobretudo mostrar a materialização de cada desenho, no qual se pretende reproduzir diversas escalas de um projeto, tentando assim aprofundar aspetos menos evidentes da arquitetura atual. Surge também a intenção de provocar uma reflexão sobre o trabalho do arquiteto que implica a atenção ao detalhe, a preocupação pelo desenho e a execução da obra como partes do mesmo projeto, indo para lá da cultura das imagens que nos rodeia e que condiciona a nossa forma de pensar a arquitetura. Para este número foi selecionada a obra “Fundação Ibêré Camargo”, pela sua importância, a sua riquez formal e complexidade espacial.

Editorial: Genèric - 2011


Estudo das zonas ou unidades urbanas de carácter histórico-artístico em Lisboa
Uma edição que aborda atemáticas relativas à salvaguarda do património urbano e edificado da cidade de Lisboa, da autoria de José-Augusto França. Este estudo viria a fundamentar a delimitação das zonas a preservar definidas no Plano geral de urbanização de Lisboa, de 1967, o regulamento para a salvaguarda do património artístico-arquitetónico e histórico dos bairros tradicionais da cidade de 1970, e a Carta dos núcleos urbanos de interesse histórico a preservar, de 1991.
Edição: Câmara Municipal de Lisboa INCM-Imprensa Nacional Casa da moeda – 2012


SERT, half a century of architeture 1928-1979
Este catálogo da exposição “Sert, half a century of architecture 1928-1979”, mostra não só o trabalho como arquiteto como também a sua importância no planeamento da cidade. Arquitetura e planeamento urbano eram dois conceitos inseparáveis para Sert, que ele estudou aprofundadamente no seu livro “Can our cities survive?” – um trabalho de referência, indispensável para quem quer saber mais acerca deste tema.
Editora: Fundaciò Joan Mirò, Barcelona, 2005




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TEKTONICA