agenda
-
Distância Crítica. TAL & NU
08.02.2013
21 de Fevereiro às 21h30
Grande Auditório da Culturgest
Conversa com Tony Fretton, Álvaro Domingues e Didier Faustino
Moderadores: Diogo Seixas Lopes e Paulo Providência
Entrada Livre
Inserido no ciclo de debates e conferências DISTÂNCIA CRITICA, a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Revista NU do Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra apresentam o livro NU#40 Entrevistas. Antologia Crítica 2002-2012, dia 21 de Fevereiro às 21h30 no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

DISTÂNCIA CRÍTICA
A sessão de lançamento da publicação terá como intervenientes convidados Tony Fretton, Álvaro Domingues e Didier Faustino, entrevistados pela NU em diferentes edições, numa conversa moderada por Diogo Seixas Lopes e Paulo Providência. O diálogo vai girar em torno de 5 grandes eixos temáticos nos quais se organiza a Antologia:
1. Significado, percepção e símbolo
2. Paisagem, objecto e território
3. Postura, mercado e prática
4. Campo, investigação e experimentação
5. Trocas, contexto e comunicação

ANTOLOGIA CRÍTICA
Um lançamento que assinala os 10 anos da Revista NU (2002-2012), esta antologia crítica permite um olhar sobre o percurso da revista e a relação estabelecida com alguns dos temas que marcaram a arquitetura contemporânea neste período.
A par da reedição de um conjunto alargado de entrevistas a figuras de destaque na teoria e prática, são publicados alguns textos inéditos: uma entrevista a Kurt Forster e 6 ensaios da autoria de antigos redatores e colaboradores da NU. Estes servem de introdução contextualizadora aos 5 temas em torno dos quais se agrupam as entrevistas de, entre outros, Bjarke Ingels, Beatriz Colomina, Ellen Van Loon, Denise Scott Brown, Mansilla + Tuñon, Gonçalo Byrne, Nuno Teotónio Pereira e Eduardo Souto de Moura.


Sobre a Revista NU
A Revista NU surge no ano letivo de 2001-2002, integrada no programa de objetivos do NUDA, o Núcleo de Estudantes do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. O primeiro número, Encruzilhadas, é lançado em Maio de 2002, e a NU torna-se, aí, uma revista periódica de reflexão e debate sobre temas relacionados com a arquitetura, que se propõe, essencialmente, como um pretexto de discussão e como uma ferramenta de aprendizagem para quem a faz e para quem a lê.
Desde então já foram publicados 39 números da NU, assumindo a revista como uma publicação de teoria e crítica, focada em temas de interesse à produção arquitetónica mas também extradisciplinar.
Assim, aos textos de crítica produzidos pelos estudantes acrescentam-se inúmeras colaborações de nomes nacionais e internacionais ao longo dos anos, tais como Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Dominique Perrault, MVRDV, Josep Maria Montaner, Beatriz Colomina, Toyo Ito, Paulo Mendes da Rocha, Sas- kia Sassen, Hans Ibelings, Mansilla+Tuñón, Alberto Campo Baeza, Bjarke Ingels, FOA (Foreign Office Architects), Gonçalo Byrne, Kurt Forster, Denise Scott Brown, Pezo von Ellrichshausen, Tony Fretton, entre outros.
Em 2004, a convite do Instituto das Artes, a Bienal de Veneza conta com a presença da NU , com o número #20 Onde está Portugal?, integrado na representação portuguesa comissariada por Pedro Gadanho. Em 2007, o programa Gau:di, de apoio a publicações sobre arquitetura de vários países europeus, faz uma recolha a ser apresentada em feiras internacionais e inclusa numa antologia, e distingue a NU para representar a crítica portuguesa de arquitetura. Recentemente, foi incluída na colecção Archizines que reúne as principais revistas de referência na área da teoria da arquitetura de todo o mundo.

http://arquivonu.blogspot.com



Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS