agenda
-
Cerimónia de entrega dos Prémios AICA/Secretaria de Estado da Cultura/Millennium BCP 2011 – Artes Visuais e Arquitetura
15.02.2013
No próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 19h00, na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, será realizada a cerimónia de entrega dos Prémios AICA/Secretaria de Estado da Cultura/Millennium BCP relativos a 2011. O Júri composto por Delfim Sardo (Presidente da Secção Portuguesa da AICA), Raquel Henriques da Silva, Sérgio Mah, Diogo Seixas Lopes e Jorge Figueira atribuiu os seguintes prémios:

Prémio de Artes Plásticas 2011 a João Queiroz
Segundo ficou registado em ata, “para o júri, a exposição antológica de João Queiroz, Silvae, realizada na Culturgest, foi a plena confirmação de um dos percursos mais singulares e consistentes do panorama da arte contemporânea portuguesa das últimas duas décadas.

Através do desenho e da pintura, João Queiroz tem desenvolvido uma complexa, mas muito necessária, investigação sobre a pintura e o desenho como campos de experiência sensível da perceção e do conhecimento. Por entre o exercício da visão, do corpo e do intelecto, a obra de João Queiroz explora a relação do sujeito com as coisas, com os sentidos e os gestos, afirmando o desenho e a pintura como modos únicos e insubstituíveis de experienciar, ver e pensar.”



Prémio de Arquitetura 2011 ao arquiteto Miguel Figueira
A decisão do júri deve-se ao facto do arquiteto da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, ter desenvolvido “nos últimos anos um trabalho exemplar tanto na reabilitação do espaço público como na criação de novos programas capazes de relançar este pequeno aglomerado de tantas potencialidades, agora realçadas.

Fora da grande encomenda e do estatuto autoral associado ao atelier privado, Miguel Figueira demonstra que a prática da arquitetura no quadro público pode melhorar as condições para a comunidade local, mas também lançar programas de impacto global como é o caso do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Este centro náutico, concluído em 2011, garantiu para a região um equipamento de excelência, palco de Campeonatos Europeus de Canoagem. O entusiasmo e a persistência, aliados ao rigor conceptual e construtivo que o conjunto das suas obras denota, fazem de Miguel Figueira um caso singular. “



Esta 31ª Edição dos Prémios AICA assinala o início da colaboração com a Fundação Millennium BCP, mantendo-se a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.
No valor de 10.000,00€, os Prémios AICA têm reconhecido artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte.
Os prémios serão entregues pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, bem como pelo Presidente da Fundação Millennium BCP, Dr. Fernando Nogueira.



NOTAS BIOGRÁFICAS

João Queiroz nasceu em Lisboa em 1957. Licenciado em Filosofia, desenvolve atividade como artista plástico desde a década de 1980. Com uma prática no campo da pintura e do desenho, João Queiroz desenvolveu atividade docente no Ar.Co. No seu percurso destaca-se a exposição antológica Silvae que apresentou na Culturgest em 2010/2011. As suas obras encontram-se representadas nas seguintes coleções: Caixa Geral de Depósitos, Fundação de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Coleção António Cachola, entre outras.

Miguel Figueira nasceu em Coimbra em 1969. Formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 1993, colaborou com o Atelier Bugio e Pedro Maurício Borges em Lisboa. Entre 1997 e 2002 coordenou o Gabinete Técnico Local de Montemor-o-Velho, onde vive e trabalha no Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal. Em 2011 recebeu o Prémio MovimentoMilénio pelo projecto CIDADESURF, um estudo sobre o potencial urbano da orla costeira da Figueira da Foz.


Fonte: Gazeta dos Artistas




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS