notícias da OA
-
-
-
CIALP reúne em Lisboa
18.03.2013
A 2ª Reunião da Direcção do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) teve lugar na respectiva sede, em Lisboa, na manhã do passado dia 9 de Março. Estiveram presentes todos os seus membros: João Belo Rodeia (Presidente/ OA-Portugal), Maria José Feitosa (Vice-Presidente/ IAB-Brasil), Rui Leão (Vice-Presidente/ AAM-Macau), César Freitas (Secretário/ OACV-Cabo Verde) e Vítor Leonel Miguel (Tesoureiro/ OAA-Angola). Esteve igualmente presente um amplo conjunto de convidados, incluindo o Presidente do CAU-Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Haroldo Pinheiro, e todos os membros do Conselho Fiscal do CIALP: Domingos Gomes (Presidente/ UAGB-Guiné Bissau), Jaime Comiche (Vogal/ AMA-Moçambique) e Vicente Gião Roque (Vogal/ OA-Portugal).

Na reunião fez-se o balanço da actividade no corrente mandato, designadamente quanto à consolidação interna e afirmação institucional da organização, na sequência das candidaturas do CIALP a membro observador da CPLP e a parceiro institucional da UIA. Foram aprovadas as propostas de Plano de Actividades e de Orçamento, e iniciou-se a preparação da participação do CIALP no próximo Congresso da UIA a realizar em Durban (África do Sul) no próximo ano. Foram ainda abordados o processo de formação de novas associações profissionais de arquitectos em São Tomé e Príncipe e em Timor-Leste, assim como o processo de constituição da futura Ordem dos Arquitectos de Moçambique. De igual modo foi abordada a futura adesão ao CIALP do Chapter de Goa do Indian Institute of Architects. Também a recente formação do CAU, instituição para registo e regulação da profissão de arquitecto no Brasil, mereceu a devida atenção, tendo sido decidido acolhê-la como convidado permanente nas futuras reuniões do CIALP até à sua eventual adesão como membro de pleno direito (que implicará acordo entre o CAU e o IAB).

Durante a tarde, foi realizada a 2ª Assembleia-Geral da Associação CIALP com a participação dos delegados de todos os membros CIALP - Ordem dos Arquitectos de Angola, Instituto de Arquitetos do Brasil, Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, Associação dos Arquitectos de Macau, Associação Moçambicana de Arquitectos e Ordem dos Arquitectos de Portugal - onde foram aprovados o Plano de Actividades e o Orçamento da organização para o presente mandato.

A próxima reunião da Direcção do CIALP, assim como a sua Assembleia-Geral, terão lugar em São Tomé e Príncipe ou em Angola no mês de Outubro do corrente ano.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING