notícias da OA
-
-
-
-
-
Livraria A+A destaca
21.03.2013
Aragonés
Miguel Ángel Aragonés
Rizzoli, 2013
Um prodigioso volume sobre os interiores e casas do arquiteto contemporâneo mexicano Miguel Ángel Aragonés. Esta monografia é o primeiro livro em inglês acerca de Aragonés, um arquiteto prolífico conhecido pela sua sensibilidade modernista e pelo uso artístico e criativo da iluminação, com trabalho construído no México, grande parte na Cidade do México. Considerado um membro importante da vanguarda da arquitetura mexicana e latino-americana, Aragonés ganhou notoriedade a nível internacional. Aqui belas fotografias do trabalho de Aragonés estão emparelhadas com textos académicos sobre a sua obra e sobre arquitectura no geral. Abrangindo toda a obra de Aragonés até à data, este volume apela de certo aqueles que são interessados nos grandes do modernismo mexicano como Legorreta e Barragan, assim como a escola latino-americana do modernismo.

Earth Perfect? Nature, Utopia and the Garden
Annette Giesecke, Naomi Jacobs
Artifice Books on Architecture, 2012
Earth Perfect? Nature, Utopia and the Garden é uma eclética, mas rigorosa reflexão na relação - histórica, presente e futura - entre a humanidade e o jardim. Através da lente dos estudos sobre a utopia -- o campo interdisciplinar que engloba desde ficções a projetos políticos reais e ideais urbanos; em poucas palavras, direcionando a unidade humana para o ideal -- Earth Perfect? congrega uma seleção de ensaios inspiradores, cada contribuído pelos mais importantes escritores das áreas da arquitetura, história de arte, clássicos, estudos culturais, agricultura, geografia, horticultura, paisagismo, direito, literatura, filosofia, urbanismo e ciências naturais.

Infinite Space - The Architecture of John Lautner
Murray Grigor
The Googie Company, 2009
Infinite Space, o filme documentário, traça a busca ao longo da vida do génio visionário John Lautner de criar "arquitetura que não tem principio nem fim." É a história de brilho, uma vida complicada - e a arquitetura mais sensual do século XX. A câmera sobe a espaços emblemáticos, com comentários de Lautner, seus colegas, clientes e familiares.

Urban Code - 100 Lessons for Understanding the City
Anne Mikoleit, Moritz Pürckhauer
The MIT Press, 2011
As cidades falam, e este pequeno livro ajuda-nos a compreender a sua linguagem. Considerando o ambiente urbano não da prespectiva abstrata de um urbanista, mas do ponto de vista de um peão comprometido, Urban Code oferece 100 "lições" - máximas, observações, e pequenas verdades, seguidas de pequenos ensaios que ensinam-nos como ler a cidade. Este é um guia para a cidade, uma cartilha de alfabetização urbana, uma chave para qualquer um que esteja apaixonado pela vida urbana ao nível das ruas e dos passeios.

Between Walls and Windows - Architecture and Ideology
AAVV
Hatje Cantz, 2013
Em 1958, os Estados Unidos da América presentearam Berlim Ocidental com um centro de congressos, como "uma expressão de liberdade absoluta - um poderoso farol que erradia os seus raios para leste", como o seu arquiteto, Hugh Stubbins, definiu a sua obra. Hoje, o edifício alberga o Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo), e a ideologia da Guerra Fria abriu caminho à visão de uma discução coletiva de questões globais. Que papel tem a arquitetura no meio disto? Que tipos de efeitos têm os edifícios e estilos de vida nos ambientes, hábitos, atitudes e moral? Esta publicação é uma coleção de análises. ideias e narrativas literárias na questão de como a arquitectura influencia pessoas, encoraja-as a prosseguir a liberdade e a capacitá-las como cidadãos.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS