notícias da OA
-
Qualificação Profissional no Espaço Europeu
26.03.2013
OA apresenta diplomas nacionais à Comissão Europeia

A Ordem dos Arquitectos integra a estrutura da Comissão Europeia que analisa e regista os diplomas em Arquitectura propostos nos diferentes estados membros, tendo em vista o reconhecimento automático das qualificações dos arquitectos no quadro da livre circulação de profissionais na Europa.

Na última reunião do grupo de peritos, que decorreu em Bruxelas no passado dia 8 de Março, o representante da Ordem dos Arquitectos apresentou uma comunicação alargada, na qual caracterizou a situação relativa ao ensino da Arquitectura em Portugal, descreveu o processo de acesso ao exercício da profissão e introduziu os cinco diplomas nacionais cuja notificação que estava em discussão.

No decurso do debate sobre os planos de estudo submetidos foi possível esclarecer as questões colocadas por diversos peritos, tendo sido aprovada a notificação dos cursos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade de Évora e da Escola Superior Gallaecia.

A Ordem dos Arquitectos regista a importância desta aprovação no enquadramento actual da profissão, atendendo em particular aos arquitectos que procuram desenvolver a sua actividade profissional noutros estados europeus. Neste contexto, a OA volta a sublinhar a importância da notificação de todos os cursos nacionais, processo que ainda não está concluído por falta de resposta de algumas escolas.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA