notícias da OA
-
-
-
-
A Biblioteca destaca… a revista Binário
26.03.2013
Fundamental para o estudo da Arquitectura Moderna portuguesa, a revista Binário surgiu em Abril de 1958, sob a direcção dos irmãos Manuel e Jovito Tainha.

De abordagem inovadora, porquanto enquadrou os ramos da arquitectura, construção, equipamento, urbanismo:

“Pode ser de alguma utilidade para o meio português da Construção, uma revista como binário, que não se fazendo representante de um só sector desse meio, proponha antes envolve-los a todos – porque de todos depende, em suma, a realização de uma obra, seja esta uma cadeira, uma estrada, um tijolo, um hotel?”

In: Editorial do nº 1

Aos irmãos Tainha, sucedeu como director o Eng.º Civil Aníbal Vieira, de Setembro de 1959 a Setembro de 1974.

A partir do nº 205-206 (Jan-Fev de 1976), sob a direcção do Arq. José Luís Quintino, o âmbito da revista foi alargado ao design.

Os 214 números editados divulgaram amplamente a melhor produção arquitectónica nacional e internacional, tendência manifesta logo a partir do primeiro número, onde é publicado um texto de Walter Gropius, projectos de Formozinho Sanchez, Vítor Palla, Bento de Almeida e Conceição Silva.

A Biblioteca Keil do Amaral disponibiliza ao público, em livre acesso na Sala de Leitura, a colecção completa da revista, cuja ficha de Kardex se encontra disponível para consulta online em: http://oasrs.org/media/files/BIB_Per_B.pdf


A Biblioteca da OA

A Biblioteca constitui um importante centro de recursos em conhecimento, vocacionada para apoiar as actividades de investigação dos Membros da O.A. e a comunidade científica em geral, disponibilizando para tal um fundo documental superior a 30.000 documentos.

A colecção, especializada nas temáticas da Arquitectura e do Urbanismo, inclui obras sobre áreas científicas análogas: Conservação, Restauro, História, Património, Teoria, entre outros.

Faculta a consulta de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em Arquitectura, História da Arte, Construção, Cultura Arquitectónica, Desenho Urbano, Planeamento Regional, Reabilitação, Tecnologia e Teoria da Arquitectura.


História da Biblioteca e das colecções

A Biblioteca foi criada em Dezembro de 1904 pela Sociedade dos Arquitectos Portugueses.

O fundo documental que remonta a 1738 inclui documentos, livros, periódicos e outros documentos que testemunham parte da vida associativa dos arquitectos portugueses nos últimos cento e quarenta e nove anos.

O Arq. João Lino de Carvalho (1859-1926), primeiro Bibliotecário, abraçou a tarefa de constituição e organização do acervo, tendo angariado obras de referência junto de individualidades de renome e instituições, entre as quais se destacam: Alfredo d'Ascensão Machado, Filipe Nery, Francisco Carlos Parente, Ricardo Jorge, Sousa Viterbo, Academia Real de Bellas Artes de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Ministério do Reino e Sociedade Nacional de Bellas Artes, entre outros.

Ao longo dos anos incorporou os espólios bibliográficos dos Arqs. Adelino Nunes, António Pires Lisboa Serrano, David Ferreira de Oliveira Lopes, Fausto Mendes Caiado, Francisco Carlos Parente, João Piloto, Norberto Campos, Nuno Teotónio Pereira (espólio parcial), Isabel Maria Rodrigues.

A Biblioteca integra desde 1978 os serviços do Conselho Directivo Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, sendo também depositária de parte do acervo bibliográfico Nacional da O.A.

Em cerimónia realizada a 28 de Abril de 2010, foi atribuída à Biblioteca a designação de Biblioteca Francisco Keil do Amaral, conforme aprovado na 39ª Reunião Plenária do Conselho Directivo Nacional da O.A.


Serviços disponíveis

A OASRS faculta, gratuitamente, aos Membros da O.A. e ao público em geral o serviço de leitura presencial.
Acesso gratuito à Internet.
Empréstimo a Membros da O.A. e inter-bibliotecas.
Fotocópias e digitalização de documentos.
Serviço de referência e pesquisas bibliográficas.
Catálogo Bibliográfico, disponível localmente (situação temporária).
Boletim Bibliográfico que lista as publicações recentemente incorporadas no acervo.
Secção de CD-ROM e DVD.
Página Internet, com actualização regular de todos os conteúdos.
Exposições temáticas temporárias, realizadas no hall de entrada da Biblioteca.
Protocolos com as Bibliotecas da FAUTL e do Centro Português de Design, que permitem aos Membros da O.A, aceder aos serviços de leitura presencial e de empréstimo de acordo com os Regulamentos e Horários em vigor em cada um desses organismos.


Horário de funcionamento

Membros da OA: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 9:30 – 17:00
Outros leitores: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 9:30 – 16:30


Contacto

Dra. Fátima Coelho: biblioteca@oasrs.org


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS