notícias da OA
-
JA . lançamento do nº246
05.04.2013
Durante uma pequena trégua da chuva que se fez sentir em Lisboa, no passado sábado dia 30 de Março, o Jornal Arquitectos n.º 246 (J-A para os amigos) foi apresentado no cinema São Jorge. Depois de a maioria dos textos terem sido progressivamente disponibilizados on-line e de a revista ter sido distribuída por correio aos seus assinantes e aos membros da Ordem dos Arquitectos com as quotas em dia, assinalou-se o lançamento do primeiro número da nova série do J-A.
A ocasião foi também a oportunidade de assistir à estreia do filme A encomenda, uma curta-metragem de Manuel Graça Dias sobre a Casa de Albarraque, uma obra de Raúl Hestnes Ferreira. O filme integra a Ruptura Silenciosa, um projecto de investigação que explora a relação entre a história do espaço urbano, da arquitectura e das imagens em movimento, concentrando o olhar nos acontecimentos sociais, culturais e políticos da década de 60 e inícios de 70. Também estreou em Lisboa A casa do lado , uma curta de Luís Urbano sobre a Vill'Alcina, uma obra de Sergio Fernandez. Sizígia, realizado por Luís Urbano sobre a Piscina das Marés, obra da autoria de Álvaro Siza, a curta que completa a trilogia inicial deste projecto cinematográfico não teve oportunidade para ser exibido pelos melhores motivos: está seleccionado para competição na edição que se avizinha do festival de cinema indielisboa'13. As projecções foram seguidas por uma conversa amena moderada por Diogo Seixas Lopes com Alexandra Areia, Manuel Graça Dias e Luís Urbano. O público, que encheu a sala com simpatia e boa disposição, participou na conversa com entusiasmo e energia redobrada. A sessão contou com a parceria estratégica da EGEAC e a co-produção do Cinema São Jorge.
Esta foi a segunda apresentação pública da nova série do J-A, depois de no dia 12 de Dezembro de 2012, no Palácio Pombal (actual sede da plataforma artística Carpe Diem) ter sido apresentada a nova estratégia e equipa editorial que conduzem o J-A no biénio 2013-14. Essa estreia do novo J-A foi seguida por uma conferência e debate com Justin McGuirk sobre a exposição Torre David: Gran Horizonte, de que foi curador em conjunto com Urban Think Tank. Torre David, uma torre de escritórios de 45 pisos em Caracas projectada pelo arquitecto venezuelano Enrique Gómez, estava quase completa quando foi abandonada na sequência da morte do seu promotor, David Brillembourg, em 1993 e do colapso da economia venezuelana em 1994. Hoje é a casa improvisada de uma comunidade com mais de 750 famílias que a habitam numa ocupação à margem da lei a que alguns chamaram favela vertical. Os autores da exposição lançam um apelo às armas aos seus pares arquitectos para verem nos assentamentos informais do mundo um potencial para inovação e experimentação, com o objectivo de colocar o projecto ao serviço de um futuro mais sustentável e equilibrado. Esse evento foi possível graças ao patrocínio exclusivo da VMZinc, uma marca Umicore.


Assinaturas
Durante o mês de Abril ainda é possível assinar a nova série do J-A para receber os 3 ou 7 números da revista no conforto de sua casa ou do seu escritório. As assinaturas estão disponíveis em várias modalidades: anuais (20 euros para 3 números) ou bienais (50 euros para 7 números) ou ligeiramente mais caras para o estrangeiro. Assine aqui o J-A ou abra o apetite para os seus conteúdos na página www.jornalarquitectos.pt.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA