agenda
-
III ENCONTRO PAISAGEM - materialidade e imaterialidade
18.04.2013
21 e 24 de Novembro de 2013
Call for papers: até 15 de Maio
O termo «Paisagem» tem sido ao longo dos tempos, um dos mais ambíguos no vocabulário usual e no vocabulário científico. No entanto, no final do século XX tornou-se suporte de uma das recentes aquisições conceptuais, a Paisagem Cultural. Para compreendê-la, a reflexão aponta-nos o uso preferencial de noções assentes na leitura histórica e antropológica de tudo que foi construído pelo Homem sobre o espaço natural. Deste modo, a constituição da Paisagem em Património convida a perscrutar o tempo, objetivamente avaliado, servindo para reconhecer o passado. A conjugação do tempo com as realidades físicas e materiais, a que devemos acrescentar a subjetividade do observador, ajudam a perceber parte da complexidade do que vulgarmente denominamos como «sistema paisagem», entendendo-se ou procurando percecionar e perceber a conformação do território, tornado transdisciplinar pelas disciplinas que normalmente explicam a paisagem material, tais como as ciências naturais, a arqueologia, a história, a geografia, a arquitetura, entre outras, mas também pelas que abordam perspetivas do imaterial, como a literatura, a antropologia ou a história cultural.

Reconhecer critérios de observação e acolher estratégias de intervenção e de sedução, em busca da harmonia, são algumas das preocupações que queremos debater e aprofundar, intimamente ligadas ao uso e usufruto da paisagem assumida como património, conscientes das mutabilidades urbanas e rurais que exigem atitudes específicas de gestão, de preservação e de valorização. Em contrapartida, a evolução de políticas internacionais faz apelo ao reconhecimento da diversidade, assumida como identitária e cada vez mais como marketing territorial.

Interpretando-se a lógica de transdisciplinaridade do CITCEM, será do maior interesse que as propostas de comunicação incidam sobre campos de abordagem diversos,
quer seja na análise e interpretação cronológica da construção milenar da paisagem, quer seja na leitura cultural através das disciplinas explicativas da Paisagem, quer seja através de casos de gestão e valorização de realidades atuais.

Num enfoque que procura articular o passado e o presente, numa perspetiva cronologicamente transversal e geograficamente global, o III Encontro do CITCEM convoca a comunidade científica para um debate transdisciplinar, historicamente orientado sobre a Paisagem, os seus patrimónios, representações, usos atuais e prospetivos. Entre os temas propostos, que serão objecto de análise em painéis temáticos, contam-se:
Paisagem - ideia de materialidade
Paisagem - ideia de imaterialidade
Paisagem - a subjetividade do Observador
Paisagem - a prospetividade do Projetista

Línguas Oficiais
Português, Francês, Inglês e Espanhol

Datas importantes
15 de maio de 2013: admissão de resumos (com 500 palavras e indicação da área temática a que se propõem), acompanhado de breve CV (até 200 palavras).
31 de maio de 2013: comunicação dos resultados da seleção de comunicações.
15 de setembro de 2013: data-limite para inscrição no Encontro.
1 de novembro 2013: data-limite para entrega do texto integral das comunicações (até 30.000 carateres, incluindo espaços).

Preço das inscrições*
Investigadores do CITCEM e participantes com comunicação - inscrição obrigatória e gratuita
Estudantes sem comunicação - 10€
Outros participantes sem comunicação - 50€
* Não inclui viagens, estadias e refeições

Comissão científica
Francisco Barata (CEAU/FAUP)
Gaspar Martins Pereira (CITCEM/FLUP)
Inês Amorim (CITCEM/FLUP)
Lino Tavares Dias (CITCEM/FLUP)
Manuela Martins (CITCEM/UM)
Maria Cristina Cunha (CITCEM/FLUP)
Pedro Alarcão (CEAU/FAUP)
Teresa Andresen (FCUP)
Zulmira Santos (CITCEM/FLUP)

Comissão organizadora
Arnaldo Melo (CITCEM/UM)
Gaspar Martins Pereira (CITCEM/FLUP)
Lino Tavares Dias (CITCEM/FLUP)
Maria Cristina Cunha (CITCEM/FLUP)
Mariana Carvalho (CEAU/FAUP)
Pedro Alarcão (CEAU/FAUP)

Secretariado
Inês Nemésio (CITCEM/FLUP)
Marlene Cruz (CITCEM/FLUP)
Paula Montes Leal (CITCEM/FLUP)

Contactos
Email: citcem@letras.up.pt
Telefone: 00351-226077177
Morada: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n 4150-564 Porto PORTUGAL


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS