notícias da OA
-
Biblioteca Keil do Amaral disponibiliza o seu catálogo bibliográfico
22.04.2013
A Biblioteca Keil do Amaral | OASRS disponibilizará online, no Dia Mundial do Livro – 23 de Abril, o seu Catálogo Bibliográfico, dando a conhecer à comunidade as suas coleções e fundos documentais, numa primeira fase através da pesquisa das referências bibliográficas das obras.
O software de gestão de Bibliotecas Koha, 100% compatível com as normas biblioteconómicas internacionais e instalado em mais de 900 bibliotecas em todo o mundo, permite através de protocolos internacionais a pesquisa, permuta, disponibilização de informação e a integração noutros sistemas de informação, como sejam a B-on, o Retrievo ou a Base de Dados Bibliográfica da Biblioteca Nacional – Porbase, entre outros.
A aquisição do Koha pela OASRS vem possibilitar à Biblioteca efetuar a gestão de: catálogos bibliográficos, leitores, empréstimos, periódicos, importação e exportação de registos, integrando num único catálogo várias bibliotecas e respetivos grupos de utilizadores.
O catálogo encontra-se disponível no endereço http://catalogo.biblioteca.oasrs.org/ e oferece ao leitor as seguintes funcionalidades:
- Efectuar pesquisas simples e avançadas, de acesso gratuito na Internet;
- Criar uma área reservada de gestão pessoal onde poderá:
reservar obras;
efectuar ou renovar empréstimos;
consultar o seu histórico de empréstimos;
alterar a sua informação pessoal: morada, contactos, senha de acesso;
enviar sugestões relativas a novas aquisições;
adicionar tags (etiquetas identificadoras) aos registos bibliográficos.


Ao longo dos últimos quinze anos a Biblioteca implementou uma política de descrição de conteúdos exaustiva, catalogando individualmente os artigos e projetos publicados nos periódicos e monografias existentes no acervo.
Assim, ao efetuar uma pesquisa, o leitor poderá obter múltiplos resultados correspondendo um à publicação no seu todo e os restantes aos diversos artigos e/ou projetos que a integram.

Brevemente, os Membros da OA poderão aceder a conteúdos digitalizados, a partir do resultado da pesquisa que efetuarem no catálogo bibliográfico.

A equipa da Biblioteca aguarda os comentários e sugestões dos Arquitectos, no sentido de adequar esta nova ferramenta de trabalho às suas expectativas.

Consulte em baixo o Guia de Pesquisa do Leitor.


A Biblioteca da OA

A Biblioteca constitui um importante centro de recursos em conhecimento, vocacionada para apoiar as actividades de investigação dos Membros da O.A. e a comunidade científica em geral, disponibilizando para tal um fundo documental superior a 30.000 documentos.

A colecção, especializada nas temáticas da Arquitectura e do Urbanismo, inclui obras sobre áreas científicas análogas: Conservação, Restauro, História, Património, Teoria, entre outros.

Faculta a consulta de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em Arquitectura, História da Arte, Construção, Cultura Arquitectónica, Desenho Urbano, Planeamento Regional, Reabilitação, Tecnologia e Teoria da Arquitectura.


História da Biblioteca e das colecções

A Biblioteca foi criada em Dezembro de 1904 pela Sociedade dos Arquitectos Portugueses.

O fundo documental que remonta a 1738 inclui documentos, livros, periódicos e outros documentos que testemunham parte da vida associativa dos arquitectos portugueses nos últimos cento e quarenta e nove anos.

O Arq. João Lino de Carvalho (1859-1926), primeiro Bibliotecário, abraçou a tarefa de constituição e organização do acervo, tendo angariado obras de referência junto de individualidades de renome e instituições, entre as quais se destacam: Alfredo d'Ascensão Machado, Filipe Nery, Francisco Carlos Parente, Ricardo Jorge, Sousa Viterbo, Academia Real de Bellas Artes de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Ministério do Reino e Sociedade Nacional de Bellas Artes, entre outros.

Ao longo dos anos incorporou os espólios bibliográficos dos Arqs. Adelino Nunes, António Pires Lisboa Serrano, David Ferreira de Oliveira Lopes, Fausto Mendes Caiado, Francisco Carlos Parente, João Piloto, Norberto Campos, Nuno Teotónio Pereira (espólio parcial), Isabel Maria Rodrigues.

A Biblioteca integra desde 1978 os serviços do Conselho Directivo Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, sendo também depositária de parte do acervo bibliográfico Nacional da O.A.

Em cerimónia realizada a 28 de Abril de 2010, foi atribuída à Biblioteca a designação de Biblioteca Francisco Keil do Amaral, conforme aprovado na 39ª Reunião Plenária do Conselho Directivo Nacional da O.A.


Serviços disponíveis

A OASRS faculta, gratuitamente, aos Membros da O.A. e ao público em geral o serviço de leitura presencial.
Acesso gratuito à Internet.
Empréstimo a Membros da O.A. e inter-bibliotecas.
Fotocópias e digitalização de documentos.
Serviço de referência e pesquisas bibliográficas.
Catálogo Bibliográfico, disponível localmente (situação temporária).
Boletim Bibliográfico que lista as publicações recentemente incorporadas no acervo.
Secção de CD-ROM e DVD.
Página Internet, com actualização regular de todos os conteúdos.
Exposições temáticas temporárias, realizadas no hall de entrada da Biblioteca.
Protocolos com as Bibliotecas da FAUTL e do Centro Português de Design, que permitem aos Membros da O.A, aceder aos serviços de leitura presencial e de empréstimo de acordo com os Regulamentos e Horários em vigor em cada um desses organismos.


Horário de funcionamento

Membros da OA: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 9:30 – 17:00
Outros leitores: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira: 9:30 – 16:30


Contacto

Dra. Fátima Coelho: biblioteca@oasrs.org




Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS