agenda
-
A TUA CASA | Universidade Católica Departamento de Arquitectura . Viseu
09.05.2013
20 a 24 de Maio
Galeria da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho, 23, Lisboa
Inauguração e conferência dia 20 de Maio, 21h30



Sound Bites Expandidos
Vivemos no tempo em que os métodos e instrumentos “clássicos” usados no processo de concepção da solução arquitectónica estão em crise face aos meios digitais disponíveis (e em constante mudança).
Consideramos importante não deixar perder algumas formas válidas de materialização, estudo e produção da forma arquitectónica, para as realidades que queremos propor. Os modelos físicos, por via de maquetas, deverão estar presentes nos métodos de projecto.
Pela importância dada hoje à produção da imagem digital, ao hiper-realismo como meio de comunicar e de fixar soluções, mas também como meio de substituir a própria realidade, consideramos as maquetas um complemento de prova e validação das soluções de projecto. Promovemos este instrumento como meio essencial de representação, comunicação e sobretudo como meio materializador da espacialidade que se pretende construir.
É também em si mesma, enquanto objecto de contemplação, um catalisador de relações com o sujeito. Em certo sentido, a maqueta será sempre capaz de provocar reacções, movimentos e interpretações a quem decide. O autor, no processo de compreensão, procurará ler, reflectir e decidir o que procura.
Na sua fisicalidade e falta de hiper-realismo, a maqueta é um meio que nos transporta para o espaço real, que imaginamos.

A Arquitectura da CATÓLICA-VISEU é uma aposta da Universidade Católica na qualidade da Arquitectura, numa região interior carente, mas rica de potencialidades.
O corpo docente é criteriosamente seleccionado, com grande ênfase nas práticas laboratoriais de atelier: Gonçalo Byrne, JM Carvalho Araújo, João Mendes Ribeiro, Isabel Furtado, Carlos Veloso, Miguel Figueira, entre outros, trabalham com os alunos em regime de atelier, em turmas de pequena dimensão (15 alunos em média).
Os alunos são incentivados a expressar a sua individualidade, do 1º ao 5º ano, resultando em soluções de projecto idiossincráticas, resultado da (dura?) discussão individual, com respeito pela investigação pessoal.
A dimensão da escola permite uma comunidade académica de contacto global com cruzamento de diferentes anos, experiências e ideias. Uma realidade construtiva, alicerçada no conhecimento.
Os conferencistas são convidados a interagir directamente com toda a escola, potenciando a sua presença: Tony Fretton, Tod Williams e Billie Tsien, Juhani Pallasmaa, O’Donnell + Tuomey, Caruso St. John, Sergison Bates, etc.
Os “SOUND BITES EXPANDIDOS” são isso: a escola aberta às balas...

Facebook
Site


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS