agenda
-
Victor Mestre: ao (per)correr (d)a vida
13.09.2013
visita comentada dia 15 de Setembro, 16h

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea apresenta a exposição Victor Mestre: ao (per)correr (d)a vida, que inaugura a 25 de Maio, pelas 17h30, ficando patente até 15 de Setembro de 2013. É a quinta exposição organizada pela Casa da Cerca no âmbito do Prémio Municipal de Arquitectura Cidade de Almada que tem como objectivo divulgar os autores e as respectivas obras relevantes no panorama da arquitectura portuguesa, bem como promover a divulgação e a distinção de autores e promotores de obra de qualidade arquitectónica exemplar no concelho de Almada.
A exposição ao (per)correr (d)a vida, procura revelar um percurso de comprometimento do Arquiteto Victor Mestre com a sociedade, conjugando a visitação de lugares em diversos contextos como metodologia de aproximação às pessoas, aos seus modos de vida, às suas formas de organização e interação com o território, com as estruturas produtivas comunitárias, refletidas em espacialidades, expressões arquitectónicas, artísticas e comunicacionais.
Neste percurso (1979-2013) sobressai a interdependência deste posicionamento com a curiosidade de conhecer e identificar materiais, técnicas e tecnologias, sempre no terreno ao lado dos artesãos, ou dos intérpretes e utilizadores de memórias ancestrais enquanto método pessoal de investigação.

A reflexão sobre os conhecimentos que resultam desta prática contínua de décadas confronta-se e enquadra-se permanentemente com o rigor e profundidade de pensadores, investigadores e estetas de diferentes áreas do conhecimento que potenciam o acto de projectar arquitectura de modo a com ela beneficiar a sociedade de forma transversal às classes sociais e às convicções religiosas. A partilha e a discussão teórica permanente no espaço público reflecte o sentido de um processo e de uma acção em movimento, em contínua aprendizagem.
A partilha e a discussão teórica permanente no espaço público reflectem o sentido de um processo e de uma acção em movimento, em contínua aprendizagem.


VICTOR MESTRE (Lisboa, 1957)
Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico sob a orientação do Arqtº Fernando Távora (Universidade de Évora, 1998), Diplomado em Estudos Avançados sob a orientação do Professor Victor Perez Escolano (Universidade de Sevilha, 2005), e atualmente Doutorando da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Professor Walter Rossa e coorientação do professor Paulo Varela Gomes. Atividade profissional desde 1981, em colaboração desde 1991 e no âmbito da Victor Mestre | Sofia Aleixo, arquitectos desde 1997, com obra premiada. Tem participado em Júris de concursos.
Desempenhou funções públicas de que resultaram diversos projetos e obra. Destaca-se a sua passagem pelas Câmaras Municipais de Sesimbra, Almada e Cascais e a sua atividade na Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais. Destaque ainda para a sua colaboração no Gabinete de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património da UNESCO.
Foi Comissário para Arquitectura e Espaços Públicos da exposição 1990 | 2004 Arquitectura e Design de Portugal, instalada na Triennale di Milano, Itália, em 2004.

Mais informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA