agenda
-
Sena da Silva. Uma antologia fotográfica
29.05.2013
Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional - Avenida da Índia - Edifício da Cordoaria Nacional
Até 4 de agosto
Terça a sexta das 10h00 às 18h00
Sábado e domingo das 14h00 às 18h00
Entrada Livre

Homem de múltiplos talentos, da arquitectura, ao design e à pintura, Sena da Silva foi também um dos autores mais relevantes do panorama da fotografia portuguesa da segunda metade do século XX.
Esta será até à data a maior exposição a ser dedicada à sua obra fotográfica. É o resultado de um prolongado e exaustivo trabalho de investigação sobre o seu espólio, nomeadamente dos cerca de 20.000 negativos e diapositivos que Sena da Silva realizou desde finais da década de 40 até praticamente ao final da sua vida, em 2001. Constituída por um total de aproximadamente 200 fotografias, a exposição inclui um número muito significativo de imagens inéditas, que permitem confirmar a diversidade e extensividade da sua produção fotográfica.
Sendo reconhecido como um dos principais protagonistas da geração de fotógrafos de vocação social e humanista que despontou nos anos 50, porém, nas décadas seguintes a sua fotografia foi progredindo para um imaginário fortemente eclético, revelador da sua relação simultaneamente íntima, lúdica e experimental com a fotografia, que se comprova pela coexistência de vários géneros (reportagem, paisagem e retrato) e interesses temáticos (os lugares e a arquitectura, a cidade e a vida quotidiana, os objectos, a viagem, etc.) que motivaram a atenção do seu temperamento empreendedor e criativo.
Sena da Silva foi também um dos mais notáveis fotógrafos de Lisboa. Como tal, uma parcela significativa da exposição centrar-se-á na sua relação com a Cidade de Lisboa – os lugares, as pessoas, os bairros, os gestos e as situações quotidianas, o rio, a luz, etc.. Este é um conjunto extraordinário que permite vislumbrar a história de uma cidade, as suas diferentes temporalidades, como cenário de acontecimentos sociais e políticos, mas também como um percurso afectivo, estético e cultural que activa o imaginário colectivo da cidade.
A acompanhar a exposição será publicado um livro monográfico que reúne as imagens da exposição, como também vários textos de Sena da Silva.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA