agenda
-
A TUA CASA | José Castro Caldas
20.06.2013
17 a 21 de Junho
Galeria da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho, 23, Lisboa
"A tua casa na Amazónia"
“A Tua Casa na Amazónia” apresenta a vivência de um ano e meio na Amazónia onde a arquitectura começa por ser a sua motivação inicial mas que rapidamente se transforma numa experiência muito mais rica do que inicialmente poderia imaginar.
Estes projectos que se pretende apresentar, desenvolvidos na Amazónia, assentam numa estratégia de dinamização da economia local, por parte da ONG Fundação Amazonas Sustentável. O objectivo era garantir o desenvolvimento e fortalecimento das competências de cada pequena comunidade – estando o arquitecto, em conjunto com os comunitários, envolvido em todo o processo. Em suma propôs-se acrescentar à vontade e conhecimento local o conhecimento académico e, nesta troca de experiências recíprocas, conseguir potenciar os recursos disponíveis perante o tão específico contexto que é a grande floresta Amazónica.
A galeria de exposições da Ordem dos Arquitectos apresentará peças que explicam não só as obras projectadas como também tudo o que esta experiência envolveu. Referências, fotografias, maquetes, desenhos e registos das “gentes” destas comunidades que foram clientes, construtores, cumplices, vizinhos e que se foram tornando amigos.



Com mestrado em Arquitectura em 2007 pela UAL, colaborou em Portugal nos escritórios de Arquitectura de João Pedro Falcão de Campos (2008) e Eugénio Castro Caldas (2009).
Em 2010, enquanto bolseiro do programa Inovart, colabora no escritório de arquitectura Adamo-Faiden em Buenos Aires, Argentina durante 9 meses. Durante esse periodo colabora, em paralelo, com a ONG "Un techo para mi pais". É convidado para embaixador da Argentina no Pop Up Lisboa 2010.
Viaja pela América do Sul a filmar o documentário: “RUTZ, Global generation travelling”. Em Julho de 2011 chega à comunidade do Tumbira, na reserva sustentável do Rio Negro, para desenhar e acompanhar/ajudar na construção da “Casa de artesanato e museu José Garrido”. Regressa a Portugal em Dezembro de 2011 para desenvolver o “Protótipo para uma casa sustentável na Amazónia” em parceria com o Eng. Mário Boucinha e a Arq. paisagista Maria Matos Silva. É tutor no Workshop “Noutra Costa” do DA/UAL – CEACT/UAL em Junho de 2012. Em Julho, regressa à Amazónia para desenvolver o projecto: “Pousada do Tiririca”.

site






Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA