agenda
-
-
Susana Neves
-
Susana Neves
-
Susana Neves
Dia Nacional do Arquitecto'13 . homenagem a Alcino Soutinho
04.07.2013
O Dia Nacional do Arquitecto'13, comemorado a 8 de Julho, visa celebrar anualmente a função social, a dignidade e o prestígio da profissão de arquitecto em Portugal, assinalando a data de publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, em Julho de 1998, assim como a data de revogação do Decreto 73/73 com a publicação da Lei 31/2009, em Julho de 2009.
A sessão solene desta celebração implica a homenagem a um arquitecto que, pelo seu testemunho exemplar, traduza a singularidade deste Dia Nacional.
Neste contexto, propõe-se que o homenageado em 2013 seja o Arq. Alcino Soutinho. A celebração teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos pelas 18h30.

Alcino Soutinho nasce em Vila Nova de Gaia em 1930 e forma-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1957, onde leccionou de 1972 a 1999 (actualmente FAUP). Considerado pela crítica nacional e internacional como um dos ícones da "Escola do Porto" inicia a sua actividade, em regime livre, em 1957. Apenas em 1961 suspende a actividade para realizar uma investigação sobre Museologia, em Itália. Paralelamente, e até 1971, trabalha na Fundação das Caixas de Previdência onde elabora vários conjuntos de habitação económica no Norte de Portugal.
Em 1982 recebe o Prémio "Europa Nostra" (International Federation of the Protection of Europe's Cultural and Natural Heritage) com o projecto da Pousada de S. Diniz em Vila Nova de Cerveira.
Em 1984 obteve o Prémio AICA (Associação de Críticos de Arte - Secção Portuguesa) com o projecto da Biblioteca-Museu Amadeu Souza Cardoso e Edifício dos Paços do Concelho de Amarante.
Contudo, é com a obra dos novos Paços do Concelho de Matosinhos que obtém consagração nacional e internacional.

"A Sessão Solene do Dia Nacional do Arquitecto decorreu a 8 de Julho no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, obra maior do justo homenageado, o Arqº Alcino Soutinho.
Com sala cheia de amigos, colaboradores, colegas e admiradores, a ocasião foi de festa e de celebração da obra de um dos arquitectos de referência do nosso País, cuja apresentação ficou a cargo do Arqº Álvaro Siza, amigo de sempre.
Usaram igualmente da palavra o Presidente da Ordem dos Arquitectos, que enalteceu o percurso do homenageado, e o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, anfitrião da cerimónia.
No final, o Arqº Alcino Soutinho, após breve e emocionado discurso, foi aplaudido de pé longamente pela assistência." (texto de João Belo Rodeia, Presidente da Ordem dos Arquitectos)


mais info sobre o homenageado:
http://www.asoutinho.pt/


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide