agenda
-
-
Habitar Portugal 0911 . prolongamento de candidaturas
13.09.2013
Período de candidaturas
de 5.JUL a 16.SET
www.habitarportugal.org

Proposta para um novo mapa do habitar
A presente edição Habitar Portugal 09_11, iniciativa do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, pretende divulgar uma selecção de obras construídas por arquitectos portugueses, entre 2009 e 2011, em território nacional ou estrangeiro.
Entende-se que, actualmente, muito para além das delimitações regionais, a obra de arquitectura encontra outras formas de se referenciar, nas múltiplas relações que estabelece com o território, mas também com outras obras, sejam estas próximas ou distantes, procurando os seus meios de fundação, de materialidade, auto-referenciação e criação de uma linguagem própria.
Embora seja complexo categorizar um conjunto consistente de elementos e referências que condicionam e enformam a obra de arquitectura na sua heterogeneidade, procura-se, nesta edição Habitar Portugal, mapear as múltiplas expressões que a obra cria na sua relação com o território, com outras obras e com o habitar.
Identificam-se ligações, linhas imaginariamente impressas no território, que unem obras díspares entre si, pontos singulares (pontos costeiros, rurais, interiores, montanhosos, internacionais) mas que, na relação que estabelecem entre si ou com a paisagem, criam importantes ressonâncias.
Procura-se, por exemplo, compreender como é que uma obra de arquitectura da planície alentejana, pode estabelecer um diálogo com uma outra da aridez transmontana, ambas vincadas pela sua condição de interioridade. E descobrir que lugares são estes, que estas obras constroem e que remetem para outras obras, que criam uma paisagem que recolhe traços de outras paisagens, sendo possível desenhar uma linha contínua e comum, que passa, no entanto, por paisagens muito distintas e por obras que mantêm, acima de tudo, a sua singularidade.
Essas linhas constituem narrativas que atravessam diferentes momentos, construindo afinidades, mas também disparidades, permitindo pensar todas estas transições, não só entre realidades naturais e artificiais, mas, também, sociais, económicas e políticas, definindo um novo mapa, que já não é circunscrito ao território nacional, mas que se estende e atravessa muitos lugares, continuando a ser expressão de uma arquitectura portuguesa. Como resultado, espera-se uma nova geografia, gerada pelos novos pontos e linhas que induzem itinerários através da arquitectura portuguesa, pelos lugares que cada obra constrói, transforma e qualifica.

COMISSARIADO
Susana Ventura
Maria Rita Pais
Rita Dourado

A candidatura HP0911 é feita através do site www.habitarportugal.org, num formulário de candidatura próprio, e são necessários os seguintes elementos:

- Dados Gerais da Obra (designação, autor + co-autores, projectos de especialidade, memória descritiva - máximo 1000 caracteres)

- Localização da Obra

- Fotografias
Até 10 imagens, ficheiros JPG, PNG, GIF ou PDF. Cada ficheiro não pode ultrapassar 1Mb.
(As imagens deverão documentar os vários espaços da obra - exteriores e interiores - e incluir uma imagem do lugar antes da construção da obra.)

- Desenhos Técnicos
Até 10 imagens, ficheiros JPG, PNG ou GIF. Cada ficheiro não pode ultrapassar 1Mb.
(Plantas, cortes e alçados; incluindo planta de localização e, caso existentes, esquissos de concepção.)

- Referências
Referências arquitectónicas, imagéticas, fílmicas, literárias entre outras.
Utilize um ficheiro JPG, PNG, GIF ou PDF. O ficheiro não pode ultrapassar 5Mb.


Dúvidas ou esclarecimentos

OA/Conselho Directivo Nacional
Promoção da Arquitectura

Travessa do Carvalho, 23
1249-003 Lisboa
213241100
hp0911@ordemdosarquitectos.pt

A O.A agradece o envolvimento e acolhimento da Roca ao lançamento da 4ª edição do HP que decorreu no Roca Galery no passado dia 5 de Julho.




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017