notícias da OA
João Belo Rodeia conclui mandato como Presidente da Fundação DOCOMOMO Ibérico
25.06.2013
No passado dia 19 de Junho, na Sede do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha, em Madrid, reuniu o Patronato da Fundação DOCOMOMO Ibérico (FDI), sob a presidência do Arqº João Belo Rodeia (representante da OA no Patronato).
Entre a Ordem de Trabalhos, destaca-se a apreciação das Contas e Relatório de Actividades 2012 (aprovado por unanimidade), assim como a Eleição dos novos Presidente e Vice-Presidente do Patronato da Fundação.
Foi considerada a hipótese de manter em funções a estrutura de presidência da Fundação até ao final de 2013, dada a realização de eleições para os novos órgãos sociais da Ordem dos Arquitectos no corrente ano e as suas consequências na representação da OA que, no caso da FDI, implica sempre assegurar a Presidência ou a Vice-Presidência alternadamente nos sucessivos mandatos.
Decidiu-se, porém, proceder à eleição, tendo sido eleito como Presidente do Patronato da Fundação o Arqº Celestino García Braña, representante do Colégio Superior de Arquitectos da Galiza, que ocupava até agora as funções de Vice-Presidente e fora Presidente em anterior mandato.
Diante da natural indisponibilidade do Arqº João Belo Rodeia em assumir a Vice-Presidência da FDI, foi eleito como Vice-Presidente o representante da OA na Comissão Técnica da Fundação, Arqº Miguel Judas, que, pelo menos, assegurará o mandato até à eleição dos novos órgãos sociais da Ordem, permitindo a normal continuidade do trabalho em curso.
Sendo certo que as actividades da Fundação resultam, sobretudo, da acção da sua Direcção Executiva, importa registar alguns dos projectos do mandato que agora termina:
* a implementação bilingue do website da Fundação (castelhano e português), com versão em inglês para breve;
* a implementação da newsletter DOCOMOMO Ibérico, bilingue (castelhano e português), desde o passado mês de Março;
* a implementação da revisão do Registo DOCOMOMO Ibérico, iniciada em 2011, com nova selecção de obras pela Comissão Técnica e Comissão Externa;
* a catalogação do Fundo Documental do DOCOMOMO Ibérico (26 158 documentos);
* a melhoria da documentação de Portugal, incluindo correcção de dados, catalogação (1 684 documentos) e novas imagens;
* tradução da Carta de Madrid (ICOMOS, 2011) para português;
* a implementação de Placas Informativas DOCOMOMO Ibérico nos edifícios do respectivo registo (em Portugal, desde o passado dia 14 de Junho, o primeiro edifício a apresentá-la é a Casa das Marinhas, em Esposende, do Arqº Alfredo Viana de Lima);
* a implementação dos "Amigos da Fundação", a concretizar no ano em curso;
* o lançamento do VIII Congresso DOCOMOMO Ibérico, a realizar em Málaga ainda este ano, sob o lema "A Arquitectura do Ensino";
* a progressiva introdução de modificações e novos instrumentos para consulta no website (desenho gráfico e geolocalização).
No final da reunião, o Presidente cessante agradeceu a solidariedade do Arqº Celestino García, dos membros do Patronato e da Directora da Fundação, Arqª Susana Landrove. Idêntico reconhecimento foi manifestado, por unanimidade, para com o Arqº João Belo Rodeia.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017