agenda
-
A TUA CASA | Latitudes_Oficina de Arquitecturas
12.07.2013
15 a 19 de Julho
Galeria da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho, 23, Lisboa
Inauguração e conferência dia 15 de Julho, 21h30
O Latitudes Oficina de Arquitecturas é um colectivo de arquitectura que se constituiu em Abril de 2012.

Tem como objectivo pôr em prática projectos que cruzam a Arquitectura com outras áreas. Sempre que possível estabelece parcerias com outros colectivos, organizações, pessoas singulares ligadas à arquitectura ou não.

Assim de forma mais ou menos pensada a nossa acção durante este ano fez-se na intersecção da arquitectura com outras áreas num apelo à participação.

O projecto dos Pequenos Arquitectos, iniciado em 2009 na Cova da Moura, é o resultado da nossa reflexão sobre a maneira de envolver cada pessoa na construção do espaço. Se na Cova da Moura o pensar o bairro com um grupo de crianças foi a forma de envolver toda a comunidade, as actividades com crianças noutros espaços é a forma de envolver um grupo cada vez maior de pessoas com a arquitectura.

Daqui para a frente pensamos no Latitudes como uma plataforma de troca entre arquitectos e “não” arquitectos. Na calha está a continuação da revista que teve primeiro número distribuído na Feira do Livro de Lisboa e a construção de novas instalações que façam as pessoas pensar e tomar posição face à arquitectura e espaço público.


Isto é uma casa

As casas têm tecto, paredes, porta e janelas.
Uma casa é um espaço habitado. Constrói-se todos os dias.
Todos os dias a casa cresce e modifica-se.

Pode haver uma casa num museu, numa escola ou num arranha-céus.
E talvez até um aeroporto possa ser uma casa.
Todas as casas são diferentes, mas todas são casas.
Uma casa é uma casa!
Cada um tem a sua casa e todos devem ter uma casa.

Como é a tua casa?

A exposição sintetiza o trabalho realizado num ano de Latitudes.
A Galeria da OA é uma casa com quatro janelas que se abrem para a cidade, cada uma "olha" coisas diferentes.
A que está perto do chão deixa ver o largo. Há uma janela que deixa ver a parte de trás dos edifícios. A que é estreita e comprida vê a cidade a subir como uma escada. A última janela, quadrada, mostra no fundo da cidade uma casa diferente das outras.

As paredes brancas do interior da casa são desenháveis, num convite à participação e reflexão de todos os que a visitarem. Que “casa” gostavam de ter?
No dia 17 de Julho, entre as 11h30 e as 13h, há uma visita guiada onde em seguimento do trabalho efectuado no âmbito do projecto “Pequenos Arquitectos”, convidamos todas as crianças entre os 6 e os 10 anos participar numa oficina. Nela pensaremos como é a casa dos sonhos de cada um e desenhamo-la nas paredes da galeria.

site
facebook



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA