agenda
-
3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa
10.09.2013
12 de Setembro a 15 de Dezembro
Close, Closer, a 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa oferecerá um entendimento da pluralidade da prática espacial contemporânea. Durante três meses uma equipa de jovens curadores analisará as múltiplas possibilidades da produção arquitectónica através de exposições, eventos, performances e debates que decorrerão em diversos espaços da cidade.
No decorrer da Trienal, a arquitectura será retratada como uma força viva, social e artística, que mapeia o território cultural, político e estético conhecido
como “prática espacial”. A abordagem, que exclui consideravelmente as formas construídas da prática de arquitectura centra-se na mudança económica e social, onde os métodos tradicionais de produção arquitectónica estão a mudar e onde a inovação se está a desenvolver rapidamente.
O motor para mudar e projectar espaços pode assumir muitas formas e ser transversal a várias disciplinas.
Através de uma redefinição e reorientação das ambições do arquitecto, Close, Closer promove saídas profissionais alternativas para as competências e a formação arquitectónicas de uma geração em desvantagem devido às actuais circunstâncias económicas.
Em paralelo, a presença da Trienal será utilizada de forma positiva e produtiva em programas de longo prazo e em projectos para Lisboa.
A arquitectura é uma vasta disciplina com grupos divergentes, ramos, divisões, teorias e dilemas que são escassamente debatidos com o seu público alvo.
Como poderemos aproximar-nos?

Junte-se à Trienal de Lisboa, de 12 a 15 de Setembro, para a semana inaugural e abertura das exposições Futuro Perfeito, A Realidade e Outras Ficções, O Efeito Instituto e o nosso programa público Fórum Novos Públicos. Conheça toda a programação de debates, eventos, Projetos Associados, instalações das bolsas Crisis Buster, workshops, performances e muito mais em close-closer.com.

12 de Setembro

15:00


Sede da Trienal de Arquitectura de Lisboa
Inauguração
Abertura da instalação vencedora do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP, do mercado dos Projetos Associados e da exposição do Prémio Secil 20 anos.

17:30

Fórum Novos Públicos
Inauguração do Programa Público
Ato de Presidência de Câmara
Num palco cívico teatral, junte-se às ideias, ações, atuações e discursos de um inspirador programa público para Lisboa, que inaugura com discursos de todos os candidatos à Presidência da Câmara de Lisboa.

19:30

Futuro Perfeito
Festa de Inauguração da Exposição
Conheça a cidade do futuro imaginada por cientistas e escritores, fabricada por robôs e ocupada por paisagens digitais.


13 de Setembro

11:00—23:00


Fórum Novos Públicos
Programa Novos Públicos

11:00

Conheça os
Apresentação
Apresentação dos dez projetos vencedores das bolsas Crisis Buster.

17:00

Phaidon Atlas Talks
Debates
Phaidon Atlas apresenta dois debates que abordam temas e ideias da arquitetura contemporânea com Jan De Vydler, Liza Fior, Carla Carvalho, entre outros.

20:00

O Efeito Instituto
Festa de Inauguração da Exposição
Junte-se à Fabrica para o início de três meses de workshops, eventos e conversas públicas semanais por algumas das mais importantes instituições de arquitetura do mundo.

22:00

SUPERPOWERS OF TEN world premiere
Fórum Novos Públicos
Teatro Público
Um guião original da autoria de Andrés Jaque / Office for Political Innovation, numa maravilhosa reinterpretação do documentário “Power of Ten” de Charles e Ray Eames.

14 de Setembro

11:00—23:00


Forúm Novos Públicos
Programa Novos Públicos
Morada, Address: Palco Cívico

12:00

Pushing Boundaries & Digital Artefacts
Futuro Perfeito
Performances
Assista a “Pushing Boundaries”, uma performance de Marshmallow Laser Feast com o coreógrafo Alex Whitley, seguida de “Digital Artefacts” de Bart Hess.

15:00

SUPERPOWERS OF TEN matinée
Fórum Novos Públicos
Teatro Público

19:00

A Realidade e Outras Ficções
Festa de Inauguração da Exposição
Jante, vote, discuta, jogue e participe numa exposição viva que re-encena os usos passados de um palácio lisboeta com origem no século XVII.

15 de Setembro

11:00–23:00


Fórum Novos Públicos
Programa Novos Públicos

15:00

Conheça os Curadores
Saiba mais sobre as ideias por detrás de Close, Closer pela equipa curatorial.

16:00

Cerimónia de passagem de testemunho
O Efeito Instituto
Conversa
Uma série de apresentações que assinalam o encerramento do workshop Institutare da Fabrica com o seu diretor, Dan Hill, e a inauguração de Storefront INTERNATIONAL Series / Lisbon com a sua diretora Eva Franch i Gilabert.

22:00

SUPERPOWERS OF TEN encerramento
Fórum Novos Públicos
Teatro Público


Mais informação no site da Trienal de Arquitectura de Lisboa.


Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO