agenda
-
Primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa 2013
22.08.2013
Festival

O Arquitecturas será o primeiro festival internacional da Península Ibérica, de filmes documentais e ficcionais sobre o tema da arquitectura. O festival será um evento dinâmico orientado em função do cruzamento da Arquitectura contemporânea com outras disciplinas, e da sua valorização e divulgação através do cinema.

Missāo

A motivação racional para criar este projecto nasce da procura de uma sociedade real, na qual todas as artes toquem a vida quotidiana e onde os habitantes, conectados através de dispositivos espaciais que lhes são aleatórios, encontrem uma resposta aos seus desejos ou necessidades através de um conhecimento mais aprofundado das disciplinas de arquitectura e cinema.

Programa

O programa do festival irá apresentar documentários (longos e curtos) e animações com relevância para a divulgação da obra arquitectónica portuguesa contemporânea, a nível nacional e internacional. As obras internacionais irão debruçar-se numa perspectiva global da arquitectura enquanto instrumento de valorização e promoção cultural de países e cidades. Por outro lado, os filmes ficcionais irão destacar o constante diálogo entre a cidade, espaço e narrativa.O Arquitecturas apresentará filmes com estreias nacionais e mundiais.

Os filmes documentais iram ser repartidos pelos seguintes temas de interesse sócio-cultural:

Urbanismo, Ecologia, Sociedade, Utopia, Experimental, História, Património, Biografia, Tecnologia, Design, Novos talentos.

Actividades Paralelas

O público terá oportunidade de conhecer e conversar com realizadores, produtores, desenhadores de cena, arquitectos, etc. que são protagonistas nos filmes, e que se disponham para sessões de perguntas e respostas no final de cada exibição.

- Conversas informais entre personalidades da área do cinema e arquitetura em que as convergências entre as duas profissões serão analisadas e discutidas.

- Workshops: fotografia de arquitectura, cinema digital, criação manual de maquetes para cinema e arquitectura;

- Visitas guiadas (locais com interesse inerente aos filmes exibidos);

- Sessão competitiva denominada “Pitxe” que consistirá num projecto de “crowdfunding” no qual 5 estudantes finalistas dos cursos de arquitetura ou cinema (grupo ou individual) apresentam um projecto de baixo orçamento. O público escolherá o vencedor a ser parcialmente financiado.

A primeira edição do Arquiteturas Film Festival decorrerá no Cinema City Classic Alvalade de 26 a 29 de Setembro, 2013.

Mais informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO