agenda
-
23.08.2013
Inauguração da Exposição “Chiado em detalhe. Álvaro Siza, pormenorização técnica do plano de recuperação”
25 de Agosto de 2013
18 horas
Espaço Chiado 8, no Palácio do Loreto – Largo do Chiado, 8
Nesta cerimónia será também apresentado o livro “Chiado em detalhe. Álvaro Siza, pormenorização técnica do plano de recuperação” (Verbo)
A obra

Nesta edição, o trabalho de Álvaro Siza na reconstrução do Chiado após o incêndio de 1988 é abordado a partir do Plano de Pormenor para a Recuperação da Zona Sinistrada do Chiado e, sobretudo, da pormenorização técnica subsequente, que foi aplicada nas obras de recuperação e reconstrução previstas no plano. Esta documentação técnica, na sua maioria inédita, foi organizada da seguinte forma:
• Um primeiro capítulo de enquadramento e referenciação ao Plano de Pormenor, que estabelece o âmbito de aplicação da pormenorização;
• Capítulos que apresentam a pormenorização, agrupada em:
Pormenores tipo relativos a exteriores de edifícios, sistematizados sob a forma de: mapas para vãos exteriores, cantarias e ferragens, pormenores de execução das esquadrias apresentadas e um subcapítulo contendo pormenores referentes a outros elementos das fachadas e coberturas dos edifícios;
Pormenorização da publicidade utilizada em dois edifícios emblemáticos – Armazéns do Chiado e Edifício Grandella – que se constituem como exceções à regulamentação municipal de publicidade;
Pormenorização relativa a elementos dos espaços públicos executados no âmbito do Plano, incidindo sobre os Pátios A e B e sobre a passagem exterior do Bloco C;
• Um conjunto de esquissos que ilustram o processo de trabalho de Álvaro Siza;
• Um capítulo final que reúne os elementos gerais e a pormenorização do projeto dos Terraços do Carmo e ligação do Pátio B, cuja concretização prevista para breve fechará este ciclo de reconstrução.
Os leitores que se dedicam ao estudo e à prática da arquitetura poderão utilizar o livro como ferramenta de trabalho, uma vez que a documentação foi sistematizada com a preocupação de facilitar a sua consulta e trabalhada graficamente com o objetivo de reproduzir com fidelidade os elementos que permitem a interpretação dos desenhos (nomeadamente, cotas, simbologia e legendas).

A edição conta com testemunhos de António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Gonçalo Byrne, bem como uma entrevista a Álvaro Siza Vieira.

Formato: 270 x 317 | Páginas: 224 | PVP: 65€


"Os anos passaram, mas não esquecemos aquela madrugada de chamas. Lembramos as imagens do fumo e da fuligem, dos rostos e do seu pânico, do desespero e dos seus gritos. Essas imagens correram mundo. Nesse dia 25 de Agosto de 1988, de má memória, a cidade tinha sido atacada no seu coração e o país fora agredido num dos seus símbolos maiores.
Foi nesses dias que se seguiram ao incêndio, feitos de cinzas e de acusações, que o então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º Nuno Krus Abecasis, teve a iniciativa de convidar Álvaro Siza Vieira para pensar, urbanística e arquitectonicamente, a recuperação do Chiado, fazendo da tragédia havida a oportunidade de um novo ressurgimento e de uma actualizada requalificação. Álvaro Siza respondeu à chamada com a coragem de quem não receia provas difíceis e com a consciência dos riscos que esse convite trazia consigo. Depois de um tempo silencioso de estudo, maturação e trabalho, o Plano de Recuperação que presentou procurou caminhos que não eram nem evidentes, nem fáceis.
Este livro, torna disponível para o público interessado (estudantes, estudiosos, investigadores, arquitectos, urbanistas, engenheiros, historiadores), o trabalho de pormenorização arquitetónicas do Plano de Recuperação do Chiado e da sua concretização."

Junho 2013
António Costa
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING