agenda
-
A TUA CASA | JOÃO QUINTELA . TIM SIMON
12.09.2013
23 a 27 de Setembro de 2013
Galeria da Ordem dos Arquitectos
Travessa do Carvalho, 23, Lisboa
Inauguração e conferência dia 23 de Setembro, 21h30











João Quintela
Portugal

Concluiu o Mestrado Integrado na Universidade Autónoma de Lisboa em 2010, tendo realizado um ano curricular no Politécnico de Milão.
Entre 2010 e 2011 colaborou no atelier chileno Pezo Von Ellrichshausen enquanto bolseiro do programa Inovart. Desenvolveu diversos projectos em co-autoria com a artista plástica Vera Martins tais como a publicação Animita15, apresentada e distribuída na Pinacoteca de Concepción (Chile), diversos projectos de cenografia e também a exposição Sustráccion na Fábrica Feauters Lisboa.
Tem realizado diversos projectos com Tim Simon nomeadamente o Pavilhão KAIROS, do qual é responsável pela coordenação e programação, a Casa RETOUR, em Sintra, e a Casa MATER para a Escola Maria Veleda.
Frequenta o programa de doutoramento da ESTAM (Madrid) onde é professor assistente na Unidad Docente Campo Baeza. É também editor da edição de artes visuais chilena ANIMITA PAPEL, juntamente com o artista plástico Oscar Concha.
www.joaoquintela.pt


Tim Simon
Alemanha

Estudou na ‘University of the Arts Berlin’ onde teve como professores os arquitectos Adolf Krischanitz, Alfred Grazioli e também Manuel e Francisco Aires Mateus durante o semestre curricular realizado na Universidade Autónoma de Lisboa.
Em 2008 colaborou no atelier Behles & Jochimsen Architekten e, entre 2009 e 2011, no GeorgScheelWetzel Architekten. Também durante este período, entre Agosto e Novembro de 2010, trabalhou no atelier de arquitectura chileno Pezo Von Ellrichshausen ao abrigo de uma bolsa de estágio internacional. Mais recentemente colaborou no atelier Max Dudler Architekt.
Tem realizado diversos projectos com João Quintela nomeadamente o Pavilhão KAIROS, do qual é responsável pela coordenação e programação, a casa RETOUR, em Sintra, e a Casa MATER para a Escola Maria Veleda.
www.timsimon.eu



AXIOMA

A intervenção apresentada nasce em estreita relação com a galeria da Ordem dos Aquitectos ao colocar em evidência caraterísticas já enunciadas pelo próprio espaço.

Tirando partido do rigor geométrico e do acentuado eixo longitudinal, é criada uma sequência de colunas maciças construídas num material leve, de acordo com as suas propriedades efectivas e através de um sistema construtivo elementar. Atribui-se um carácter pesado e austero por via de um material leve e frágil criando assim uma quase imperceptível contradição entre a imagem mental e a experiência real.

As colunas, elemento essencial da disciplina arquitectónica associada à descarga de forças surge, neste contexto e devido ao material utilizado, como o elemento que necessita de sustentação através de uma força de gravidade axial induzida que impõe resistência pela natural compressão do todo, constituído por partes levemente acomodadas.

Com a presença destes elementos verticais que modificam substancialmente a percepção espacial e relacional, o espaço existente passa a ser definido por uma nova ordem e simbologia.


CONFERÊNCIA

Para além da ocupação proposta para a Galeria da Ordem dos Arquitectos, no dia 23 de Setembro às 21h30 haverá uma conferência onde será apresentada a intervenção AXIOMA, o Pavilhão KAIROS e que terá, acima de tudo, o objectivo de apresentar pela primeira vez o projecto preliminar da Casa MATER, um espaço para alunos com multideficiência na Escola Maria Veleda e que contará com a presença da Direcção do Agrupamento de Escolas e de responsáveis da Câmara Municipal de Loures, que tem apoiado esta iniciativa.

+ info
www.kairos.pt
www.casamater.pt (a Escola prevê a conclusão e apresentação apenas a partir de dia 23)
Facebook KAIROS





Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide