agenda
-
100 anos de arquitectura e design na Cordoaria Nacional
18.09.2013
Integrado no programa Close, Closer - 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa
Exposição
10 de Set a 09 de Novembro, 3ª-6ª 10h-18h // Sa e Do: 14h-18h
Galeria do Torreão Nascente da Cordoraria Nacional, Av. da Índia
Alemão e Português
Entrada Livre
213 637 635


O Deutscher Werkbund (DWB) foi fundado em 1907, em Munique, com o objetivo de melhorar a qualidade de todos os produtos produzidos industrialmente, a fim de alcançar de novo uma "cultura harmónica" num mundo alterado pela industrialização e a urbanização.

O trabalho do grémio de arquitetos, artistas e empresários, que, segundo a máxima de um dos seus pais espirituais, Hermann Muthesius, se estende "da almofada de sofá até ao urbanismo", reflete, deste modo, a arquitetura, a arte e o design de todo um século nas suas relações políticas e económicas.

Ainda hoje emanam do Werkbund, na qualidade de entidade crítica, incentivos importantes no sentido de melhorar o meio ambiente e as condições da vida. Muitas das consecuções do Werkbund, como a "boa forma" dos produtos industriais ou a imagem corporativa das empresas, tornaram-se tão naturais em todo o mundo que a ligação que tinham com a sua fonte deixou de ser percepcionada.

Do mesmo modo, marcos como a urbanização do Werkbund, de 1927, "Am Weißenhof", em Stuttgart, uma manifestação de arquitetura moderna pioneira no século XX, a apresentação dos tão admirados novos conceitos habitacionais e da cultura alemã nas exposições de Paris, em 1930, e de Bruxelas, em 1958, ou a primeira chamada de atenção precoce, em 1959, para as consequências ambientais da industrialização e da urbanização, bem como para o desenvolvimento de uma nova consciência relativamente aos recursos e à utilização da técnica, não são hoje praticamente reconhecidas pelo público como iniciativas do Werkbund.

A exposição concebida para marcar o centésimo aniversário do Deutscher Werkbund descreve, em sete secções estruturadas cronologicamente, os esforços, os sucessos e as concretizações de uma das instituições mais importantes e influentes do século XX, que também cunhou a vida cultural noutros países europeus.

O programa integra uma conferência no dia 2 de Outubro pelo Prof. Doutor Winfried Nerdinger, comissário da exposição.

Mais informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING