agenda
-
A diáspora macaense: a comunidade de Xangai (1850-1952)
06.11.2013
29 Novembro
Orador: Alfredo Gomes Dias
Museu do Oriente, 18h
Entrada livre


A diáspora macaense iniciou-se em meados do século XIX, na sequência dos efeitos da I Guerra do Ópio (1839-1842), tendo como principais destinos as cidades de Hong Kong e Xangai. Nesta última cidade formou-se uma importante comunidade com macaenses oriundos de Macau e de Hong Kong (migrantes de segunda geração). A comunidade dos “portugueses de Xangai” deu um importante contributo para o desenvolvimento económico e sociocultural das concessões estrangeiras de Xangai, até ao seu desaparecimento após a II Guerra Mundial.
Nesta conferência pretende-se contextualizar espacial e temporalmente o fluxo migratório macaense para Xangai, caracterizar social e demograficamente a comunidade macaense em Xangai (1850-1952) e analisar os padrões de integração nos espaços urbanos da cidade.
Alfredo Gomes Dias é licenciado em História, mestre em Espaço Lusófono e doutorado em Geografia Humana. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação de Lisboa, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e, desde 1987, investigador sobre História de Macau nos séculos XIX e XX.

Mais informação

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO