agenda
-
-
Juventude Projectos . Exposição
12.11.2013
15 de Novembro a 17 de Janeiro
Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa
Rua Barata Salgueiro,36
2ª a 6ª das 12h às 19h
Juventude

De etapa entre a escola e a profissão, de um tempo de indefinição a um momento de afirmação, de promessa de futuro a futuro por cumprir, o que significa a palavra juventude para um artista, designer ou arquitecto?
Muita da história da SNBA é contada através das ideias, obras e projectos de artistas (e arquitectos, e designers) enquanto jovens. A começar pela exposição A Questão dos Novos, que em 1921 quis introduzir novos artistas ligados ao modernismo como seus futuros sócios, passando por exposições de alunos da Casa Pia ou de antigos alunos da Escola António Arroio e, entre muitas outras exposições, prémios e outras iniciativas, culminando nas várias edições do concurso Jovem Designer realizadas entre 1986 e 2003.
Partindo do legado da SNBA como instituição dedicada à promoção, divulgação e ao ensino livre das artes em Portugal durante mais de cem anos, reflectimos agora sobre a ideia de juventude nas áreas das artes visuais e nas disciplinas do projecto em duas exposições complementares.


Juventude - Projectos

Esta exposição pretende confrontar estudantes e jovens profissionais das áreas do design e arquitectura com as ideias de designers e arquitectos outrora jovens, levando a uma reflexão sobre a prática e o tempos de projecto.
10 + 10 jovens designers e arquitectos serão convidados a passar um fim de semana na SNBA para primeiro encontrar, nos catálogos e outros registos de exposições e demais iniciativas, 20 projectos aqui sido apresentados por outros tantos autores (ainda vivos hoje) durante a sua juventude. A seguir terão os (re)materializar e expor de novo.

Este não é porém um simples exercício de construção de maquetas e modelos de arquitectura e design de equipamento. Ao longo do processo que começa na escolha de um projecto que já foi “novo” e a construção da sua “nova” representação, cada um dos jovens de hoje deverá fazer mais do que pôr em prática o projecto de um jovem de ontem: deverá acima de tudo pô-lo em causa.

E é aqui que esta exposição encontra o seu lugar e motivo. Ao exigir a duas gerações de profissionais do projecto que reflictam e discutam, juntas, aspectos como sucesso e fracasso, estilo e moda, ingenuidade e altivez, fama e anonimato, ascensão e deecadência, durabilidade e obsolescência, oportunidade e anacronismo, materialidade e tecnologia, construção e produção industrial, uso e apropriação, aplicabilidade e especulação, pretende-se repensar a noção de “tempo certo” na disciplina de projecto. Corresponderá a juventude a esse tempo?

Ao questionar a relação de poder, decisão e responsabilidade autoral entre jovens e menos jovens instituída no meio académico (professor/aluno) e profissional (mestre/aprendiz, empregador/empregado), este workshop-exposição pretende ser ainda uma oportunidade ímpar de encontro/diálogo entre gerações diferentes de arquitectos e designers.

A materialização dos projectos seleccionados para a exposição será efectuada pelos próprios candidatos, recorrendo a técnicas e ferramentas de fabricação digital do FabLab Lisboa, o recém-inaugurado laboratório de fabricação digital da Câmara Municipal de Lisboa situado no Mercado do Forno do Tijolo. Este será todavia apenas o ponto de partida para o processo de construção destas representações, sendo os seus autores livres de explorarem outras técnicas e materiais. Mais do que resgatar no presente projectos do passado, esta exposição pretende também questionar a própria natureza da construção e fabrico de modelos, maquetas, protótipos e até produtos no nosso tempo.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA