agenda
-
formação . SKETCHUP I - MODELAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS
20.11.2013
Objectivos

O Google Sketchup é um programa de modelação 3D, simples e intuitivo, de fácil aprendizagem e utilização que, por ter uma versão gratuita e outra profissional de baixo custo, é acessível a todos.
Pelas suas capacidades de modelação rigorosa, conceitos de funcionalidade inovadores, flexibilidade de trabalho, e capacidades de documentação, de apresentação de projectos e de comunicação com outros programas, bem como pela comunidade que activamente contribui para o desenvolvimento do programa e partilha de modelos do Warehouse, o Sketchup tem vindo a ganhar protagonismo no processo de trabalho de muitos ateliers, arquitectos e estudantes de arquitectura, a nível internacional. Dada a facilidade de criação de modelos conceptuais, visualizações, e apresentações rápidas, poderosas e interactivas, o Sketchup é sobretudo usado como ferramenta de estudo espacial, volumétrico ou de análise de projectos, e comunicação rápida com intervenientes do projecto e obra.

Como o Sketchup permite importar e exportar ficheiros 3D/2D com extensões como .dwg, .dwf, .3ds e .pdf. Cada vez mais programas exploram a sua relação com o Sketchup como forma de se complementarem em termos de modelação de estudo, apresentação e render. É o caso dos BIM. Assim o Sketchup é geralmente usado como um programa para as fases iniciais do projecto, como concursos e estudos prévios, ou na fase de acompanhamento de obra para facilitar ao empreiteiro a compreensão de alguns espaços e pormenores construtivos.

Mas o seu potencial vai mais além. O Sketchup pode ser utilizado no desenvolvimento de projectos em todas as suas fases, incluindo a coordenação de especialidades e projecto de execução, sendo um programa para Arquitectura simples e completo.

O Sketchup é, por tudo isso, uma ferramenta útil, versátil e económica para qualquer profissional ou estudante de Arquitectura, e extremamente pertinente no nosso actual contexto económico. A formação permite transmitir o conhecimento necessário para:

- Usar o Sketchup, complementando-o com outros programas gratuitos ou opensource, de modo a desenvolver um projecto até à fase de estudo prévio ou concurso de concepção.

- Usar o Sketchup Pro para desenvolver projectos completos e produzir desenhos de projecto informativos, detalhados e organizados para projectos de execução de arquitectura.

Destinatários

Arquitectos, arquitectos estagiários, estudantes de arquitectura, outros técnicos.


Programas e outras informações


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO