notícias da OA
Último projecto concluído, mandato 2011-2013: cedência à OA do Edifício dos Banhos de São Paulo
11.01.2014
O Arqº João Belo Rodeia, no passado dia 10 de Janeiro, representou a Ordem dos Arquitectos na celebração da escritura notarial do Contrato de Cedência do Edifício dos Banhos de São Paulo, sede da Ordem dos Arquitectos, entre a Câmara Municipal de Lisboa e a OA, que inclui o edifício anexo na Rua da Ribeira Nova.

Recorda-se que os termos do contrato foram acordados entre as partes em Julho passado e posteriormente aprovados pela Assembleia Municipal de Lisboa e pelo Conselho Directivo Nacional da OA.

O contrato agora celebrado estabelece a cedência à OA dos Banhos de São Paulo por 50 anos, prorrogáveis por períodos de 25 anos, e vem assim por cobro à precariedade da instalação da OA no edifício que se arrastava desde 1994.

Importa referir de a área urbana em que se insere o Edifício dos Banhos de São Paulo encontra-se, também ela, em forte dinamização, desde logo com o novo estacionamento subterrâneo na Praça D. Luís I (com abertura para breve), a anunciada transformação do Mercado da Ribeira com novas valências socioculturais, o novo edifício-sede da EDP onde se prevê uma grande área pública sociocultural e a própria revitalização urbana de que tem sido alvo a zona do Cais do Sodré.

Assim, abre-se agora caminho para uma nova abordagem ao conjunto edificado dos Banhos de São Paulo que permitirá expandir as instalações físicas da sede da OA, na perspectiva de melhor servir os seus membros e o público em geral.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO