agenda
-
IN MEDIAS RES - no meio das coisas . ante-estreia na Cinemateca
27.02.2014
O documentário de Luciana Fina "IN MEDIAS RES - no meio das coisas",
sobre o pensamento e a obra do arquitecto Manuel Tainha (1922-2012), realizado com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, IN MEDIAS RES - no meio das coisas é apresentado na CINEMATECA PORTUGUESA, numa sessão de ante-estreia com a presença da realizadora.
sexta feira dia 28 de fevereiro, às 21h30

Após a participação em Novembro passado no Doclisboa ’13, o documentário terá em breve a sua estreia também nos Estados Unidos, na selecção internacional do ARCHITECTURE AND DESIGN FILM FESTIVAL (EUA), com sessões em LOS ANGELES – 15 e 16 março, em CHICAGO – no mês de abril e NEW YORK – em outubro.
Em 2014, IN MEDIAS RES - no meio das coisas terá mais uma apresentação nos EUA, no Northwest Film Forum de SEATTLE, NEXDOCS Festival de Cinema Documentário. No mês de Abril, na delegação da Ordem dos Arquitectos em Tomar.
Co-produzido pela RTP, o documentário será também programado este ano para a emissora nacional portuguesa.

O documentário nasce no âmbito de um projecto de produções cinematográficas da Fundação Gulbenkian sobre grandes intérpretes da arquitectura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.

SOBRE O FILME

A partir dos textos de Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, Luciana Fina propõe uma leitura cinematográfica  do pensamento e do universo do arquitecto, um diálogo com a sua ética e poética.

Personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projectos ao longo de quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitectura em questão” num paralelo e constante exercício de escrita.

Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme constrói um percurso através de três obras de Manuel Tainha, projectadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.


Continuando a concentrar a sua reflexão na relação entre o Cinema e as outras Artes, a cineasta Luciana Fina volta com este filme ao documentário, após uma série de trabalhos de instalação apresentadas em Portugal e internacionalmente no campo da arte contemporânea.
Luciana Fina trabalha em Lisboa desde 1991. Após uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa como programadora independente, estreou-se no cinema documental em 1998, com o filme A Audiência. “IN MEDIAS RES - no meio das coisas é a oitava obra da sua filmografia.

É possível consultar a web page do documentário IN MEDIAS RES - no meio das coisas e mais informações sobre a biografia e a obra de Luciana Fina em
www.lucianafina.net



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS