agenda
-
ArquitectAs . congresso de arquitectura e género . participação portuguesa
21.03.2014

O primeiro congresso internacional de arquitectura e género com o título "Redifinir a profissão" procura chamar todos a reflectir na melhor forma de tornar a profissão mais equitatiiva no que respeita ao género.
Nos últimos dez anos houve mais mulheres do que homens a formarem-se em arquitectura se bem que a nível profissional as discrepâncias são ainda gritantes. É por isso importante esta discussão, e este congresso pretende descobrir caminhos novos criando uma rede de apoio profissional às mulheres arquitectas.

"Women Architects in Portugal. A long and winding road", Patrícia Santos Pedrosa (Departamento de Arquitectura & LABART, Universidade Lusófona)

ABSTRACT: Este ensaio pretende contribuir para o estudo do papel que a mulher tem assumido na história da arquitectura portuguesa. O estudo estende-se desde a segunda metade do século XIX até ao início do século XX. O trabalho divide-se em quarto partes: a primeira pretende perceber as prioirdades em Portugal nesta área no início do séc. XX, final do séc. XIX; a segunda diz respeito ao estudo das artes, nomeadamente da arquitectura, em Portugal neste período; a terceira aborda a questão da integração da mulher num meio predominantemente masculino; a quarta fala da articulação da profissão de arquitecta com o ensino, nomeadamente nos casos de Maria José Estanco e Maria José Marques da Silva.

Mais informação.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING