agenda
-
Simpósio SAAL: Em retroprospetiva
23.04.2014
10 de Maio


Pretende-se neste simpósio debater o SAAL – Serviço Ambulatório de Apoio Local – e pensar hoje, de forma retroprospetiva, as virtualidades dos processos participativos em arquitetura, não esquecendo as questões arquitetónicas internas, por vezes subsumidas no debate ideológico. 40 anos volvidos sobre o seu arranque, consequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, parece importante debater o processo interdisciplinar que foi o SAAL, numa ótica que admite já a distância histórica mas simultaneamente permite a participação de alguns dos seus protagonistas.
Entre os oradores já confirmados contam-se a socióloga Raquel Varela e os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Nuno Portas, Alexandre Alves Costa, Raúl Hestnes Ferreira, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Pedro Bandeira, Pedro Clarke e Joaquim Moreno.

O simpósio é assim o ponto de partida de uma discussão que se irá estender até novembro com a inauguração dia 31 de outubro no Museu de Arte Contemporânea de Serralves da exposição "O Processo SAAL: Arquitetura e Participação 1974 – 1976” e com a abertura, no dia 14 de novembro, de um colóquio em Coimbra organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade desta cidade, intitulado "74 14 SAAL # ARQUITECTURA". A articulação entre estes diversos palcos pretende complementar as perspetivas, as metodologias e os instrumentos de investigação sobre o SAAL.

Curadoria: Delfim Sardo

Nota: evento com tradução simultânea
Lotação: 250 pessoas
Acesso: 15€ (inlcui acesso gratuito às exposições no dia do simpósio)
Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto

Toda a informação

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING