outras notícias
-
Revelados vencedores do Concurso Europan 12
07.05.2014
O arquitecto Bruno Oliveira Rodrigues, com o projecto Between Landscapes (na imagem), foi o vencedor do Prémio Vila Viçosa do Europan 12, cuja cerimónia de encerramento vai decorrer no próximo dia 13 de Maio. Uma equipa italiana, da arquitecta Frederica Spinaci, venceu o Prémio Almada, com o projecto Porto Novo.

O júri do Prémio Europan 12, dedicado ao tema A Cidade Adaptável, recebeu 70 propostas candidatas ao dois sítios nacionais a concursos - Almada e Vila Viçosa. No total, os Concursos Europan realizam-se simultaneamente em 18 países e 60 cidades em toda a Europa, envolvendo cerca de 2000 equipas de jovens profissionais de arquitectura, urbanismo, paisagem e outros interessados nas questões urbanas, para abordar os problemas emergentes nas cidades europeias e propor soluções inovadoras e adaptáveis.

Em Portugal, o júri atribuiu 2 prémios, 2 menções honrosas e uma citação especial a 2 equipas portuguesas, 2 italianas e 1 francesa num total de valor de 36 mil euros. São estes os distinguidos:

PRÉMIO ALMADA
Porto Novo
Representante da Equipa: Federica Spinaci (IT), arquitecta
Associados: Emanuela Ortolani (IT) arquitecta, Michela Romano (IT) arquitecta, David Vecchi (IT) arquitecto, Simona Fazio (IT) arquitecta de interiores

MENÇÃO HONROSA ALMADA
Ponctuation
Representante da Equipa: Fanny Costecalde (FR), arquitecta
Associados: Benjamin Froger (FR) arquitecto, Guillaume Wittmann (FR) arquitecto

CITAÇÃO ESPECIAL ALMADA
Linha do Tempo - Timeline Herança vs Mutabilidade
Representante da Equipa: André Costa (PT) arquitecto
Associados: Marta Pavão (PT) arquitecta, Guilherme Bivar (PT) arquitecto urbanista
Colaboradores: Rafael Costa (BR) arquitecto urbanista, Martim Benavidez (AR) arquitecto

PRÉMIO VILA VIÇOSA
Between Landscapes
Representante da Equipa: Bruno Oliveira Rodrigues (PT) arquitecto
Associada: Marlene Pereira dos Santos (PT) arquitecta

MENÇÃO HONROSA VILA VIÇOSA
Tupperware Party
Representante da Equipa: Nicola Lunardi (IT) arquitecto
Associados: Veronica Rusca (IT) arquitecta, Lorenzo Trompetto (IT) arquitecto, Federico Bellegoni (IT) arquitecto. Colaborador: Danilo Chiesa (IT) estudante de arquitectura.

Do júri Europan Portugal fizeram parte Nuno Portas (PT), Robert Stussi (CH), Diego Jimenez López (ES), Samuel Torres de Carvalho (PT), Francisco Aires Mateus (PT), Ana Franco Lemos (PT) e Nuno Grande (PT).

A cerimónia de encerramento desta 12ª edição vai decorrer dia 13 de Maio, às 14h30 no pólo do Monte da Caparica da Universidade Nova e contará com a presença do Ministro do Ambiente, Eng.º Jorge Moreira da Silva, do Presidente da Europan Portugal, Arqº Nuno Portas e do Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dr. Joaquim Judas.

Na ocasião serão entregues os prémios, inaugurada a exposição e lançado o catálogo dos cerca de 70 trabalhos concorrentes em Portugal.

"A Cidade Adaptável", foi o tema escolhido para a presente edição do concurso, que em Portugal foi promovido pelas Câmaras Municipais de Almada e Vila Viçosa, com concorrentes de vários países, "apresentando propostas para estas cidades, respondendo a programas colocados pelas próprias Câmaras Municipais com um desafio à inovação das soluções e um compromisso de desenvolvimento das propostas vencedoras", adianta a organização. Nesse sentido, no caso de Almada, terá de imediato início um processo experimental de implementação, envolvendo num workshop as 3 equipas distinguidas, com discussão de resultados na sexta-feira 16 de Maio, no mesmo local, em sessão aberta à população e à Universidade.

Na sessão de encerramento do próximo dia 13 será ainda anunciado o tema do concurso do próximo ano, que será A Cidade Adaptável 2 - Auto-organização - Partilha - Projecto (Processo).

Mais sobre o Europan em www.europanportugal.pt


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING