notícias da OA
-
Delegação dos Açores vai criar Roteiro da Arquitectura do arquipélago
18.06.2014
A Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitectos vai criar um Roteiro de Arquitectura dos Açores com obras construídas e concluídas no arquipélago depois de 1950.

A ideia deste Roteiro, lê-se na introdução ao Regulamento, surge "da constatação de uma produção arquitetónica em todas as ilhas, que justifica a compilação e o desenvolvimento de um roteiro próprio, não alternativo, mas complementar ao roteiro da Natureza tão reconhecido nos Açores".

"Acreditamos que para o visitante, o turista ou o residente, este roteiro pode significar um valor acrescentado àquilo que é o Turismo da Região, e que o próprio facto de se evidenciar a arquitetura dos Açores reforça a necessidade de intervir nas cidades e em todo o território açoriano e planear as intervenções sob um ponto de vista alargado e holístico, centrado no homem e no seu contexto", acrescenta.

Considerando que "o setor do turismo assume cada vez mais, um grande relevo na reabilitação do centro das cidades e de toda a Região, atraindo novos públicos e promovendo o desenvolvimento económico e sóciocultural", a Delegação dos Açores acredita que "a criação de um roteiro arquitetónico pode também promover a disseminação de boas práticas ao nível da arquitetura, do planeamento urbano, da promoção turística e da prestação de serviços de apoio à atividade, assim como estimular a criação de parcerias".

O período de candidaturas de obras está já a decorrer e pode ser efectuado através do preenchimento de uma ficha, a enviar para o email d.acores@oasrs.org ou em correio registado para a Rua Vitorino Nemésio, 2 a 4, 9500-348 Ponta Delgada.

O júri, constituído por um arquiteto(a) a designar pelo Conselho Diretivo Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, pela arquitecta Magda Gonçalves pela Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores e pela aquitecta Joana Salsa Guarda, Diretora do Curso de Arquitetura da Universidade dos Açores, vai seleccionar as obras que integrarão o Roteiro com base nos seguintes critérios:

- Qualidade da obra arquitetónica;

- Inserção paisagística e urbanística;

- Relação com a envolvente edificada ou natural;

- Expressividade da linguagem utilizada;

- Requalificação da obra nos espaços públicos da região.

Inscrições, condições de participação e outras informações.

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS