agenda
-
Afirmar o Futuro | Políticas Públicas para Portugal
25.09.2014

A 6 e 7 de outubro regressam ao Auditório 2 as Conferências Gulbenkian, numa iniciativa do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian. Como melhorar a eficácia e a sustentabilidade das políticas públicas em Portugal é um dos objectivos subjacentes à escolha do tema da conferência, que tem como coordenador o professor universitário Viriato Soromenho-Marques. Perante o momento de crise que o país e a Europa atravessam, Afirmar o Futuro – Políticas Públicas para Portugal vai procurar indicar diagnósticos e terapêuticas que se poderão traduzir em iniciativas concretas e em melhores políticas públicas. Organizada em parceria com o Institute of Public Policy Thomas Jefferson-Correia da Serra, presidido por Paulo Trigo Pereira, a Conferência Gulbenkian terá a intervenção de destacados peritos em áreas como as finanças públicas, políticas sociais, economia real ou desenvolvimento sustentável, entre outras. Aos contributos dos portugueses provenientes destas áreas, vindos em grande parte do meio académico, juntam-se as vozes de Paul de Grauwe, Mark Blyth e Ricardo Reis que marcarão presença nos dois dias da conferência.

Uma organização singular

Esta conferência não começa e acaba nos dias 6 e 7 de Outubro. Preparada como “um processo” em que participaram vários autores, foi iniciada em Junho com a realização de workshops temáticos, onde os temas centrais foram discutidos e orientados por um duplo objectivo, teórico e prático, de serem contributos positivos para a melhoria das políticas públicas nacionais.

Cada um dos autores convidados apresentará, nos dois dias da conferência, as propostas já trabalhadas e anteriormente discutidas, como ponto de partida para um debate orientado e profícuo. Os temas e propostas podem ser vistos online, em curtos vídeos de um minuto, aqui. Esta “obra em construção”, como refere Viriato Soromenho-‑Marques, dará também origem a um trabalho posterior, nomeadamente a sua edição em livro e outras publicações.


Temas centrais

O programa da Conferência, a publicar na totalidade brevemente, está centrado em quatro grandes temas: instituições, finanças públicas e reformas do Estado; economia real e desenvolvimento sustentável; políticas sociais; território, ordenamento e ambiente.

Estas diferentes áreas cobrem um amplo espectro de assuntos essenciais para o futuro do país, envolvendo investigadores, mas também protagonistas de algumas decisões tomadas ao nível das políticas públicas em Portugal, como antigos responsáveis de pastas governativas. A conferência decorrerá no Auditório 2, com transmissão direta para outras salas da Fundação.

Minuto a minuto, a conferência será acompanhada nas redes sociais Twitter e Facebook, através de uma equipa que estará em permanência na Conferência.

Mais informação / canal para ver a conferência online


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS