agenda
-
Jornal Arquitectos . "Um quarto de milhar . JA desde 1981"
14.10.2014
16 de Outubro, 21h30
Casa Independente
Largo do Intendente, 45, Lisboa



O JA - Jornal Arquitectos é o veículo privilegiado da Ordem para a reflexão disciplinar, interdisciplinar e crítica sobre a Arquitectura, promovendo-a e divulgando-a. Procura debater os distintos âmbitos e resultados do exercício da profissão de arquitecto, bem como os âmbitos e resultados de outros exercícios profissionais congéneres, afins ou complementares.




A convite e com moderação de João Santa-Rita, actuais e anteriores editores conversam sobre os caminhos do Jornal Arquitectos, agora que chegam ao número 250.
Qual o modelo a adoptar para viabilizar o Jornal dos Arquitectos e assegurar a sua produção atempada e regular? Qual o futuro do produto em papel face aos desafios da era digital? Deveria o J-A ser uma ferramenta de divulgação das políticas da Ordem dos Arquitectos ou ser o produto de uma equipa externa e autonóma?

Estas e outras questões que se prendem com a revista da Ordem, que é de todos nós, criada em 1981 pela então Associação dos Arquitectos Portugueses ‘’com o objectivo da promoção e o debate da arquitectura no âmbito dos associados e de todos os interessados na reflexão em torno da arquitectura, do edificado, da cidade, do ambiente e do território’’, serão debatidas neste evento.

Vamos contar com os directores e directores adjuntos da publicação:
- entre 1993 e 2000, Michel Toussaint
- entre 2005 e 2008, José Adrião e Ricardo Carvalho (que integrou o conselho redactorial sob a direcção de Michel Toussaint entre 1998-2000)
- entre 2009 e 2011, Ana Vaz Milheiro
- desde 2012, André Tavares e Diogo Seixas Lopes.

Site do JA.

NOTA DO CONSELHO DIRECTIVO NACIONAL
ATRASO NA DISTRIBUIÇÃO DO JA#250


Este debate surge num momento especialmente importante da vida do Jornal Arquitectos já que se registam francos atrasos na sua distribuição.

Devido a dificuldades na cabimentação da receita em publicidade e patrocínios que asseguram as condições de financiamento do Jornal dos Arquitectos, a revista J-A 250, referente ao 2º quadrimestre de 2014 (Maio-Agosto) sofreu um atraso de cerca de um mês na sua produção e respectivo envio para os membros da Ordem dos Arquitectos.

A situação económica e financeira do país criou um novo paradigma na gestão da actividade da Ordem em geral, e da revista J-A em particular. A quebra da receita extraordinária que se verifica desde 2011 originou um novo modelo de revista, com menos custos. Todavia, este modelo, face à dificuldade de angariar a receita, nem sempre é suficiente para viabilizar, em tempo, a mesma.

Quer-se inverter esta situação, contrariar esta tendência, buscar-se alternativas que viabilizem este nosso projecto. Ajude-nos, participe, compareça no debate deste dia 16.OUT.




Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CINChromaGuide