agenda
Plano de Pormenor de Cacilhas. Vasco Massapina, Junho 2001
Aos amigos de Vasco Massapina (1947-2012)
17.10.2014



A Ordem dos Arquitectos e a família de Vasco Massapina convidam para uma sessão evocativa a realizar na sua sede no dia 17 de Outubro às 18 horas.





Com a participação do Presidente da Ordem, João Santa Rita, de Cláudio Torres, Elísio Sumavielle, Fernando Pinto, Helena Souto, João Paulo Bessa, João Soares, José Troufa Real, Luís Carvalho, Luís Pedro Cerqueira, Pedro Guimarães, Pedro Vaz e Rui Rasquilho.

Todos os amigos do Vasco são bem vindos.

Nota biográfica
Arquitecto n.º 648 da Ordem dos Arquitectos, n.º 45 do Colégio de Especialidade de Urbanismo da Ordem dos Arquitectos e n.º 46 da Associação dos Urbanistas Portugueses.
Nasceu em Lisboa a 15 de Maio de 1947, casado com a Pintora Isabel Llansol e pai dos Arquitectos Bárbara Massapina Vaz e João Massapina. Antigo aluno do Colégio Militar com o número 209 de 1957, concluiu o Curso Superior de Arquitectura, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, ESBAL, em 1972.
Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes, foi Conselheiro do Ministério das Obras Públicas integrando o Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, tendo sido presidente da 3.ª Secção - Urbanismo e Edifícios.
Foi também membro da Direcção da Federação Internacional de Urbanismo e Ordenamento do Território e eleito para o respectivo Bureau executivo e, em representação do então Governo português, Perito do Comité Consultivo para a Formação no Domínio da Arquitectura na União Europeia.
Recebeu a Medalha do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid em 1995 e foi Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa de 1997 a 2002 onde leccionou a cadeira de Urbanismo II.
Foi vogal do Conselho Consultivo do Instituto Português do Património Arquitectónico, IPPAR.
Sócio do "Atelier Cidade Aberta, Arquitectura, Planeamento e Artes Plásticas, Lda", hoje "Massapina Arquitectos, Lda".
Foi Presidente do Conselho Directivo Regional Sul da Associação dos Arquitectos Portugueses, 1993/1995 e Vice-presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem, 1996-1998.
Para além de diversos escritos, deixa o livro "O Risco do Arquitecto, Interesse Público e Autonomia da Profissão".


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017