agenda
-
3º Seminário sobre Regeneração Urbana | Cidade Sol e Quinta da Mina “CIDADE PARA TODOS”
09.10.2014
29 de Outubro 2014
Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

A Câmara Municipal do Barreiro definiu, para o território da Cidade Sol e Quinta da Mina, na Freguesia de Santo António da Charneca, uma estratégia de desenvolvimento que inclui três eixos fundamentais, designadamente Coesão Social e Qualificação da População, Qualificação do Território e Dinamização Económica. Neste âmbito, a autarquia apresentou a candidatura Programa de Ação Parcerias para a Regeneração Urbana “Quinta da Mina e Cidade Sol – Cidade para Todos”, tendo sido aprovada, em agosto de 2009, no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O Programa “Cidade para Todos” permitirá o usufruto de espaços, infraestruturas e equipamentos requalificados e é, principalmente, um contributo para a plena integração social das populações e para o desenvolvimento de um futuro sustentável nesta zona do Concelho do Barreiro.

Este trabalho conta com várias parcerias, nomeadamente a Junta de Freguesia Santo António da Charneca, o Centro Social de Santo António, a Simarsul - Sistema Integrado Multimunicipal de Águas Residuais da Península de Setúbal, a Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, e o CLDS (Associação RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social).


Caso de estudo

No decorrer do Programa, a Câmara Municipal assinou um protocolo com o CITAD (Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design da Universidade Lusíada/Fundação Minerva), com vista ao desenvolvimento do projecto de investigação "Regeneração Urbana da Quinta da Mina e Cidade Sol, Cidade para Todos, como caso de estudo".

Este projeto teve como base um trabalho de acompanhamento das diferentes acções do Programa, através de uma intervenção que inclui a crítica e a monitorização do projeto em curso.


III Seminário sobre Regeneração Urbana

O III Seminário sobre Regeneração Urbana é o culminar deste projecto de investigação. Permitirá uma discussão aberta entre o meio académico, os especialistas, os parceiros e o público em geral, apresentará o percurso de todo um trabalho desenvolvido durante cerca de cinco anos e irá debater o futuro da Cidade Sol e Quinta da Mina.

O III Seminário sobre regeneração urbana tem entrada livre. Inscrições, limitadas à capacidade do auditório, podem ser efectuadas em 3SeminarioCidadeparaTodos@cm-barreiro.pt até dia 22 de Outubro.



Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO