agenda
-
Le Corbusier . Postais: uma visão do mundo
27.10.2014
CENTROCENTRO CIBELES DE CULTURA Y CIUDADANÍA
Plaza de Cibeles, 1
Madrid
até 5 de Abril 2015


Uma viagem através de 168 postais dos quase dois mil que compõem a colecção de Le Corbusier, em diálogo directo com outras fontes do arquitecto suíço.

Le Corbusier começou a coleccionar cartões postais por volta de 1907 e continua ao longo da vida, atingindo cerca de 2.300 postais. Pela primeira vez, esta exposição irá revelar ao público o material que o arquitecto manteve na privacidade do seu apartamento. Através do seu olhar, os cartões postais adquirem o seu verdadeiro significado enquanto pesquisa, aprendizagem e forma de fantasia. Além do seu papel como suporte capaz de fixar memórias e experiências, eles tornaram-se uma referência no centro de uma dialética constante e concreta entre o mundo real e sua própria realização, entre a tradição e a modernidade.

Preservada nos arquivos da Fondation Le Corbusier, sempre foram relegados para segundo plano, sem nunca estarem sujeitos a um estudo particularizado. Luis Burriel Bielza, curador desta exposição, abriu uma nova dimensão nesta mina inesgotável que ainda é o trabalho do arquitecto. Uma abordagem original, que através de evocações subtis traça um caminho através de uma pluralidade de hipóteses que expõe os motivos, razões e os objetivos desta coleção a partir da perspectiva de um génio que revolucionou a arquitetura e urbanismo do século XX. Esta análise fornece uma perspectiva espontânea, fresca e nova na vasta e multidisciplinar obra de Le Corbusier.

Mais informação.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS