notícias da OA
Fachada poente do bloco que ladeia a Av. Rio de Janeiro. Blocos na Av. EUA, Lisboa. Arquitectos Pedro Cid, Manuel Laginha e João Esteves. In "Arquitectura" (director: Arquitecto Frederico Sant’Ana), n.º 61, Dezembro 1957, pp. 17-24.
Fachadas poente dos blocos na Avenida dos Estados Unidos, Lisboa. Arquitectos Pedro Cid, Manuel Laginha e João Esteves. In "Arquitectura" (director: Arquitecto Frederico Sant’Ana), n.º 61, Dezembro 1957, pp. 17-24.
Planta-tipo do prédio do topo norte. Blocos na Avenida dos Estados Unidos da América, Lisboa. Arquitectos Pedro Cid, Manuel Laginha e João Esteves. In "Arquitectura" (director: Arquitecto Frederico Sant’Ana), n.º 61, Dezembro 1957, pp. 17-24.
Edifício de 4 pisos - 8 fogos do tipo 2; 8 fogos do tipo 3 - Projecto-tipo IAIB. Olivais-Norte, Lisboa. Arquitecto João B. V. Esteves. In "Arquitectura" (director: Rui Mendes Paula), n.º 81, Março 1964, p. 19.
Planta do edifício, Projecto-tipo IAIB. Olivais-Norte, Lisboa. Arquitecto João B. V. Esteves. In "Arquitectura" (director: Rui Mendes Paula), n.º 81, Março 1964, p. 19.
João de Barros e Vasconcelos Esteves (1921 – 2014)
14.11.2014


Será celebrada missa do 7.º dia na igreja do Campo Grande hoje, dia 14 de Novembro, às 19h30


À família e amigos, a Ordem apresenta os seus sentimentos pelo desaparecimento, no dia 7 de Novembro, do arquitecto (ESBAL, 1952) a quem foi atribuído o título de membro honorário da Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1994, pelo desempenho de “cargos directivos nas anteriores organizações de classe – Sindicato Nacional dos Arquitectos e Secção Portuguesa da UIA”.

João Vasconcelos Esteves desenvolveu actividade na Comissão das Construções Hospitalares do Ministério das Obras Públicas – projecto dos hospitais de Torre de Moncorvo, Sernancelhe, Penela da Beira, Portalegre e Escola de Enfermagem de Portalegre;  remodelação dos hospitais de São Marcos em Braga e de Santa Marta em Lisboa. Em 1976 concebeu o Hospital do Faial.

Da sua vasta obra como profissional liberal destacam-se, em Lisboa, os edifícios de Olivais-Norte, o Hotel D. Carlos na Avenida Duque de Loulé, o edifício da Avenida Duque de Ávila n.º 137 e  os edifícios na Avenida da República n.ºs 18 e 85 (esquina com a Rua Júlio Dinis).

Durante vários anos, esteve associado aos arquitectos Manuel Maria Laginha e Pedro Cid, com os quais manteve atelier onde realiza, entre outros, os projectos do conjunto de prédios da Avenida EUA, situados entre a Avenida Rio de Janeiro e a Avenida do Aeroporto, em 1957 (Prémio Municipal de Arquitectura de 1958) e o Plano Subregional de Cacela-Vila Real de Santo António, em 1966.

Foi responsável pelo Gabinete Técnico de Alfama e Mouraria em Lisboa.

Foi também Professor Assistente da cadeira de Geometria Descritiva do Curso de Arquitectura da ESBAL/Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, sendo recordado com estima pelos seus alunos.

Agradecemos a Isabel Aires e José Cid arquitectos a recolha de dados biográficos



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING