agenda
-
Palácios Históricos de Lisboa. Memória, ruína ou futuro?
07.01.2015
O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL e o Fórum Cidadania Lx estão a organizar uma conferência dedicada aos Palácios Históricos de Lisboa. Memória, Ruína ou Futuro?, que terá lugar no próximo dia 24 de Janeiro (sábado), na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.

Actualmente existem cerca de 20 destas magníficas casas que estão prestes a cair, ameaçadas e vítimas de especulação, abandonadas. São um acervo crucial para Lisboa, quer pelo seu valor histórico evidente, quer pela sua presença marcante no tecido urbano da cidade.
Esta conferência/encontro tem como principal objectivo promover um debate sobre as razões que levaram ao estado actual de incúria em que este património se encontra e propor pistas de acção futura que devolvam à cidade este conjunto monumental de extraordinária importância.

A conferência contará com a presença de historiadores que evocarão o contexto histórico destes palácios na evolução no tempo de crescimento da cidade, e de promotores que irão fazer o ponto da situação relativa aos seus projectos, bem como as perspectivas futuras que poderão ter em ver concretizado esse seu investimento. Estarão presentes também a DGPC e o ICOMOS Portugal, representando as entidades de protecção e salvaguarda do património, para além da CML, anfitriã da conferência e detentora de várias destas singulares casas.

A conferência será das 10h às 13h, seguindo-se, previsivelmente, a visita a dois palácios emblemáticos da cidade, o Palácio Pombal e o Palácio Marim-Olhão, ambos propriedade da CML.

Mais informação.


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
HOMEING