agenda
-
Rethinking Le Corbusier: Urban Design and History . call for papers
09.01.2015
É frequente a ideia de que o desenho urbano de Le Corbusier preconizou uma rotura em relação à História. É comum pensar-se que o espaço público por ele projectado em nada se assemelhava ao existente até então. Esta convicção é alimentada quer pela evidência do carácter inovador das propostas de Le Corbusier, quer pela proliferação, nos seus manifestos, de palavras de ordem que toldam qualquer evocação do passado. No entanto, Le Corbusier referiu amiúde, nos seus escritos, uma forte analogia entre a arquitectura de outros tempos e as lógicas da produção moderna – e se um número considerável de autores demonstrou essa relação causal no que respeita à produção arquitectónica, muito poucos a estenderam ao espaço público. Através deste número especial do Journal of Architecture and Urbanism, pretende-se contribuir para o preenchimento do vazio que existe em relação à análise sistemática da relação que Le Corbusier efectivamente estabeleceu com a história do urbanismo. Os artigos podem centrar-se nas reflexões que Le Corbusier produziu acerca do espaço público de outros tempos, na influência que este teve na sua produção, nas relações que as suas propostas fixaram com a cidade pré-existente ou, ainda, em outros temas que possam vir a esclarecer a afinidade que Le Corbusier estabeleceu, do ponto de vista do desenho urbano, com o passado. Os artigos podem lidar com qualquer período da produção – ou até da formação – de Le Corbusier, mas devem sobretudo abrir novas perspectivas acerca do espaço público corbusiano e a sua relação com a História.



Editora convidada do número especial
Marta Sequeira


Submissões

Todas as propostas submetidas são sujeitas à consideração da editora convidada, e, se forem consideradas pertinentes, são sujeitas a uma segunda análise feita por revisores especialistas independentes e anónimos. As submissões são, portanto, realizadas em duas fases.

Primeira fase: Os potenciais autores devem enviar os seus resumos, por e-mail, para a editora convidada (máximo de 250 palavras ou 1200 caracteres com espaços) a partir de agora e até 30 de Outubro de 2015. Nesta fase será avaliada a sua relevância no que diz respeito ao tema do número especial. O resultado desta primeira análise será transmitida aos autores por e-mail.

Segunda fase: Se os resumos tiverem sido avaliados positivamente, a submissão dos artigos deve ser feita online no site ScholarOne Manuscripts do Journal of Architecture and Urbanism (http://mc.manuscriptcentral.com/ttpa). Os autores devem especificar no manuscrito que se trata de uma “proposal for the special issue Rethinking Le Corbusier: Urban Design and History”. Todas as submissões devem ser feitas de acordo com as normas constantes na página da revista no site da Taylor and Francis. O prazo para a submissão de artigos é 15 de Novembro de 2015.


Para submissões de artigos, consultar

http://www.tandfonline.com/action/authorSubmission?journalCode=ttpa20&page=instructions#.VFtyoRZRYrc


Para mais informações sobre a revista, consultar

http://www.tandfonline.com/TTPA


Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CARMO