agenda
-
Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa
13.04.2015
INSCREVA-SE até 16 ABRIL na Visita - Revitalização urbana da área ribeirinha oriental entre a Baixa e o Parque das Nações
13 - 19.ABR
Sociedade de Geografia de Lisboa
Esta iniciativa conta mais uma vez com o apoio da OA. Esta edição terá um especial enfoque no RE9


A Reabilitação Urbana constitui um desígnio nacional na revitalização da actividade económica e da sustentação da fileira da indústria da construção. Eixo essencial para manter o equilíbrio económico e social, preservando a memória do centro histórico das cidades, que se assumem como locais de animação e atracção turística.

No espírito e desígnio de promoção e sensibilização da sociedade, surge a iniciativa da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. A Vida Imobiliária e a Promevi, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, propõem uma semana plena de eventos que procura dinamizar a discussão no seio da fileira da construção, mas ao mesmo tempo promover um amplo debate de ideias com a sociedade em geral, num evento aberto a todos os públicos.

Além da Câmara Municipal de Lisboa o programa foi elaborado com a participação de diversas entidades públicas e privadas; ALP, APFIPP, APPII, ATIC, CBRE, CUSHMAN & WAKEFIELD, IHRU, INCI, IST, LNEC, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitectos, SECIL e WEBER , que asseguram uma Semana repleta de eventos que vai incluir apresentações técnicas, mostras de materiais e serviços para a reabilitação, workshops, conferências sobre financiamento, política de solos, debates sobre o arrendamento e empreendedorismo e comércio na cidade de Lisboa.

Uma Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa na agenda mediática do país, com uma forte comunicação e uma imagem unificada e marcante, que sensibiliza a população e atrai investidores à cidade.


A OA participa este ano em duas iniciativas na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

15 de Abril
14h30
Conferência
Solos, reabilitação e periferias

com a participação de Pedro Ravara, Vice-Presidente da Ordem dos Arquitectos (OA)
(programa completo em anexo)


18 de Abril
10h00 às 13h00
Visita
Revitalização urbana da área ribeirinha oriental entre a Baixa e o Parque das Nações
Organização Ordem dos Arquitectos
Inscrições e informações
Visita com autocarro limitado a 50 lugares

Ponto de Encontro: Sede da Ordem dos Arquitectos
Atendendo às preocupações que a Câmara Municipal de Lisboa tem demonstrado na requalificação da áreas ribeirinhas situadas entre a Baixa da Cidade e o Parque das Nações será do maior interesse poder analisar e debater a articulação das diversas operações urbanísticas em curso nesta áreas, nomeadamente o Plano de Pormenor da Matinha, o loteamento Jardins Braço de Prata; bem como o recente concurso público promovido pelo município para o projeto de requalificação da área ribeirinha da Matinha para uso público, denominado Parque Ribeirinho Oriente. Nesse sentido propõe-se uma visita aos diferentes locais desta zona, que será precedida de um breve explicação dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão municipal destas áreas, tendo como preocupação o seu envolvimento num quadro de desenvolvimento global que será necessariamente concretizada, pelas diversas entidades envolvidas neste processo, mormente, pelos promotores das diferentes operações urbanísticas.


Mais informação e inscrições.


Documentos

Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
TERÇAS TÉCNICAS