agenda
-
Studio Mumbai na Trienal de Arquitectura de Lisboa
26.03.2015
14 de Abril, 19h, Grande Auditório do CCB

Para a 2ª conferência da 2ª edição do ciclo Distância Crítica, a 14 de Abril de 2015, a Trienal convidou Bijoy Jain do Studio Mumbai. Considerado pela revista Metropolis como um dos oito arquitectos contemporâneos mais influentes no panorama mundial, o Studio Mumbai é um colectivo indiano de arquitectos e artesãos residentes no atelier, liderado Bijoy Jain. Esta inovadora abordagem assente num modelo cooperativo em que reúne várias especialidades é a razão central do seu sucesso.

Pedro Bandeira é o arquitecto convidado para uma conversa informal após a apresentação de Bijoy Jain.


“The fast-rising sustainable-design expert.” David A. Keeps in The Wall Street Journal,18 Abril 2014


Biografia Studio Mumbai

Actualmente Bijoy Jain é um dos arquitectos mais importantes da Índia. Estudou e trabalhou nos Estados Unidos e na Europa antes de regressar à Índia para fundar o seu atelier. Ao regressar, depara-se com uma arquitetura local que se tinha ocidentalizado e perdido as suas referências. Assim, foi levado a criar um atelier que funciona num ambiente de oficina onde pedreiros, carpinteiros e outros artesãos são parte activa no processo de desenvolvimento de cada projecto.

Os projectos são desenvolvidos através de uma análise cuidadosa do lugar e da prática que recorre a competências tradicionais, técnicas de construção locais a partir de recursos limitados. Esta abordagem permitiu uma redescoberta da sua tradição e um uso sustentável dos recursos locais. O trabalho do Studio Mumbai foi apresentado na 12ª Bienal de Arquitectura de Veneza, que lhe valeu uma menção honrosa, e no Museu Victoria & Albert.

Amplamente premiado, destacam-se o Prémio Global de Arquitetura Sustentável do Institut Français d’Architecture (2008), o Prémio BSI – Swiss Architectural e recentemente a Grande Médaille d'Or da Academie d'Architecture (França, 2014). Lecionou em Copenhaga e na Universidade de Yale, e desde 2014 é professor convidado na Escola de Arquitectura em Mendrísio.



Pedro Bandeira , arquitecto, Porto 1970

Professor na Universidade do Minho, integrou a exposição Metaflux na representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza (2004) e representou Portugal na Bienal de São Paulo (2005). É autor do livro “Projetos Específicos para um Cliente Genérico” editado pela Dafne.


Mais informações e compra de bilhetes.



Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
Architects on business 2017